No total, 207 escolas públicas estaduais participarão da avaliação voltada para os estudantes do 2º ano, do Ensino Fundamental
A rede estadual de ensino do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, deu início a mobilização para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam) 2024. Entre os dias 18 e 29 de novembro, mais de 12 mil alunos da rede estadual de ensino do Amazonas realizarão a 17ª prova do Sadeam.
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de 207 escolas estaduais, da capital e do interior do estado, participarão da avaliação com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Realizada desde o ano de 2008, a prova do Sadeam é o principal instrumento de acompanhamento do processo de alfabetização do Amazonas, e tem o objetivo medir o desempenho escolar dos estudantes, oferecer subsídios para a reformulação de políticas públicas e contribuir para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam) e da Distribuição de Rateio do ICMS Educação (Drei).
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Segundo o gerente da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), Murilo Robert, hoje, o Sadeam é o principal instrumento para o acompanhamento da alfabetização do estado.
“Além de verificar os níveis e características do ensino de toda a rede, o Sadeam também é um balizador da qualidade de ensino do cumprimento e também para criação de políticas públicas que são voltadas para a alfabetização dos estudantes”, esclareceu o gerente.
Fotos: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Além disso, o Sadeam também atua no diagnóstico dos níveis de aprendizagem, medindo a qualidade do trabalho desenvolvido pela rede pública de educação, identificando desigualdades no desempenho entre escolas, ou até mesmo dentro de uma mesma instituição, criando um diagnóstico detalhado das redes de ensino.
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A aplicação das provas será um dos momentos mais importantes para medir o avanço do processo de alfabetização no estado e para a análise de possíveis ajustes nas políticas educacionais.