A ação acontecerá de segunda a quinta-feira, no período da manhã e tarde.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta segunda-feira, 10/3, ao ‘6º tempo’, ação que está inserida no Programa Educa + Manaus. No total 36.175 estudantes, sendo 22.552 do 5º ano, e 13.623 do 9º ano do Ensino Fundamental, de 330 unidades de ensino, serão beneficiados com a atividade que se estende até o dia 31/10. A ação acontecerá de segunda a quinta-feira, no período da manhã e tarde.
O objetivo é reforçar habilidades de Língua Portuguesa e Matemática não consolidadas no percurso de desenvolvimento da Sequência Didática, estratégia pedagógica que também faz parte do Programa Educa + Manaus. O projeto funciona depois do horário das aulas regulares, e ainda oferece um lanche para os alunos que participam do reforço.
A ação também visa preparar os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame nacional aplicado para avaliar o nível de aprendizagem na educação básica brasileira.
Veja também
Universidade lança programação de cursos e palestras de março
Saiba como se inscrever no programa Pé-de-Meia e garantir 200 reais todos os meses
Na Escola José Carlos Mestrinho, localizada no Bairro Nossa Senhora das Graças, estão participando da ação 45 alunos, com idade entre 10 e 13 anos, todos do 5º ano do ensino fundamental. Na unidade, o sexto tempo vai acontecer das 11h às 11h50 e das 17h às 17h50, durante a semana.
Um dos professores do reforço escolar é o educador Reinaldo da Cruz, que está desde 2023 na ação pedagógica. De acordo com ele, o 6º tempo vem potencializar as ações de aprendizagem que as escolas do município já fazem ao longo do ano letivo.
“O 6º tempo é importante, porque soma com as ações pedagógicas que as escolas já desenvolvem. Com uma hora a mais de aula, com apresentação de videoaulas dinâmicas e com uma linguagem bem acessível, essa metodologia de ensino provoca um aprendizado mais significativo nos alunos, fazendo com que nas provas externas, com a prova Saeb, eles estejam mais seguros para resolver as questões e consigam bons resultados”, frisou o educador.
Fotos: Ulisson Santos/Semed
Uma das alunas contempladas com a ação é a estudante do 5º ano, Ana Beatriz da Costa, 10. Para ela, o reforço será importante para suprir dificuldades de aprendizagem e, também, para ajudar na preparação do Saeb.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
“Espero aprender muito mais ainda, principalmente assuntos de português que tenho algumas dificuldades e, com isso, também, quero me preparar para eu tirar uma boa nota no Saeb”, disse a aluna Ana Beatriz.