A campanha deste ano contará com mais de 30 ações educativas distribuídas ao longo do mês em escolas, empresas, terminais de ônibus e espaços públicos da capital
O Amazonas enfrenta um aumento nos casos de Mpox, com 35 confirmações registradas até 07 de maio de 2025, conforme o mais recente boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O relatório, divulgado nesta quarta-feira (5), aponta 94 notificações da doença no estado desde o início do ano, com 40 casos descartados e nenhum óbito até o momento.
A campanha deste ano contará com mais de 30 ações educativas distribuídas ao longo do mês em escolas, empresas, terminais de ônibus e espaços públicos da capital. Entre as atividades previstas estão palestras de educação para o trânsito, oficinas de bicicleta para crianças e adultos, visitas escolares às garagens das empresas de ônibus, demonstrações de práticas com motoristas, atividades lúdicas com estudantes, ações com colaboradores de empresas privadas e atividades nos terminais da cidade.
O vice-prefeito reforçou a necessidade dessas ações educativas para mudar a cultura no trânsito. “Estamos aqui com medidas educativas cumprindo uma determinação do prefeito David para que a gente possa mudar a próxima geração nas escolas, com os servidores indo nas escolas de forma lúdica e educativa, para que ela venha a ser jovem adulta consciente do trânsito, consciente das regras e das leis da cidade”, afirmou.
Veja também
Dor depois do sexo? Entenda 5 motivos possíveis para o seu desconforto
Saúde íntima na menopausa: como cuidar do corpo e manter o bem-estar
Renato também mencionou a implantação de novos semáforos, faixas de pedestres e radares eletrônicos na capital. “Os radares são apenas para você reduzir a 60 por hora, não está pedindo para você parar. Agora, quem quer ultrapassar isso, colocar em risco a vida das outras pessoas inocentes que estão atravessando uma rua, dirigindo seus veículos de forma organizada, praticando esporte também, aí realmente as leis vão doer no bolso”, completou.
Durante o evento, também foi lançado o Concurso Cultural “O trânsito que eu quero”, voltado a estudantes e à população em geral. Os interessados poderão enviar desenhos, poemas ou fotografias até o dia 25 de maio. Os três trabalhos mais criativos serão premiados e exibidos nos terminais, redes sociais e nas televisões dos ônibus do transporte coletivo.
Fotos: Divulgação
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, ressaltou o impacto da imprudência nas ruas da capital. “Em 2024, registramos 11.700 acidentes com 309 mortes. No primeiro trimestre de 2025, já são 2.500 ocorrências, muitas envolvendo motociclistas. Mesmo uma única morte já seria demais. PrecisamoO auxiliar de tráfego da empresa Expresso Coroado, André Rodrigues, participou do evento e compartilhou sua experiência. “Trabalho no transporte coletivo há 10 anos e vejo diariamente os desafios no trânsito. A campanha Maio Amarelo é fundamental para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e preservar vidas”, disse.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A campanha “Maio Amarelo 2025” segue até o dia 30 de maio, com um evento de encerramento no Sest/Senat que reunirá os resultados das atividades realizadas, entrega de prêmios do concurso cultural e homenagem aos melhores colaboradores do sistema de transporte coletivo da capital.