NOTÍCIAS
Manaus
Manaus amplia vacinação contra HPV para crianças a partir de 2 anos vítimas de violência sexual
Foto: Divulgação

Nova orientação contempla meninos e meninas e prevê uma dose do imunizante após avaliação dos serviços de atendimento às vítimas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a oferta da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) para crianças a partir dos 2 anos de idade que tenham sido vítimas de violência sexual. A medida segue uma orientação do Ministério da Saúde e contempla tanto meninas quanto meninos.

 

A vacinação será indicada após avaliação realizada pelo Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis) ou por profissionais responsáveis pelo acompanhamento da criança. Para receber a dose, o responsável legal deverá apresentar o registro ou receituário que comprove a indicação da vacina, além de autorizar o procedimento.

 

De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, o esquema de vacinação para esse grupo prevê uma única dose do imunizante.

 

Veja também 

 

VOCÊ QUER TRABALHAR? EIS A OPORTUNIDADE: Sine Manaus oferta 890 vagas de emprego nesta quinta-feira (17/9)

 

Ações de educação ganham destaque durante o ‘Planeja Manaus’

 

A especialista explica, porém, que a vacina não deve ser considerada um tratamento após uma possível exposição ao HPV. A finalidade é oferecer proteção contra tipos do vírus que ainda não tenham sido adquiridos e reduzir riscos relacionados a futuras exposições.

 

O HPV é um vírus que pode infectar a pele e as mucosas e está associado ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A infecção também pode provocar verrugas genitais.

 

Na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina contra o HPV é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

 

Em Manaus, o imunizante já era disponibilizado para pessoas de 9 a 45 anos vítimas de violência sexual. Com a nova orientação, a faixa etária foi ampliada e passou a incluir crianças a partir dos 2 anos.

 

Segundo Isabel Hernandes, a ampliação busca reforçar a proteção desse público. A decisão nacional levou em consideração a vulnerabilidade de crianças vítimas de violência sexual e evidências relacionadas à segurança da vacina em menores de 9 anos.

 

A mudança foi definida pelo Ministério da Saúde após discussões com sociedades científicas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

Além de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, a vacinação contra o HPV também contempla outros grupos prioritários, entre eles pessoas de 15 a 19 anos que não receberam nenhuma dose, pessoas vivendo com HIV, imunossuprimidos, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, pacientes com neoplasias e usuários de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

 

Em março de 2026, o Ministério da Saúde também incluiu entre os públicos prioritários mulheres diagnosticadas com Neoplasia Intraepitelial Cervical de alto grau que tenham passado por procedimento excisional do colo do útero.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
 

Em Manaus, a vacina contra o HPV está disponível em 174 salas de vacinação da rede municipal. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site oficial da Semsa. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.