24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
09/10/2020

Manaus continua sendo a capital com o maior crescimento de obesos no país

Foto: Divulgação

Dados do Ministério da Saúde apontam que o aumento da obesidade segue em crescimento no Estado

No ano de 2019, Manaus ganhou um título que para a maioria dos amazonenses, não deu nenhum orgulho. O motivo?

 

Segundo dados divulgados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2019, a capital amazonense ficou com o maior índice de pessoas obesas entre todas as capitais, com 23% de prevalência.

 

Esse número ainda ajudou a alavancar a taxa de obesidade no país, que passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018, segundo a pesquisa que foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

 

Veja também 

 

Consumo de gengibre pode ajudar a controlar diabetes, indica estudo

 

Exercícios de ginástica facial que valem por uma plástica: aprenda a fazer!

 

Diante desse cenário preocupante, profissionais de saúde fazem um grande alerta para uma boa alimentação saudável e mudanças que atendam uma qualidade de vida. Mas o que será que anda acontecendo para tantos amazonenses continuarem obesos?

 

Para a médica endocrinologista, Natasha Vilanova Dinardi, da Clínica Instituto Corporal, credenciada ao sistema Hapvida em Belém, no Pará, o assunto seria mais em torno de como a pessoa leva a vida, do que o que ela anda comendo.

 

“A obesidade é uma doença crônica que merece nossa atenção, como profissional de saúde quanto a nível populacional, para que as pessoas estejam cientes do grau de importância da prevenção desta doença. Por ser ocasionada por diversos fatores, como genéticos, hábitos alimentares, sedentarismo entre outros. A prevenção e o próprio tratamento também devem ser vistos a longo prazo”, alerta.

 

O que poucos sabem é que a verdadeira mudança para uma vida saudável estaria associada a um outro ritmo de rotina. Ou seja, se você acha que somente ir a academia, ou fazer dietas mirabolantes, irá resolver, vai com calma aí. O possível emagrecimento estaria atrelado a novos hábitos diários.

 

“As medidas a serem tomadas envolvem a reeducação alimentar, o que inclui o consumo de alimentos in natura e a diminuição de alimentos industrializados. Além do comprometimento quanto a prática regular de exercícios físicos. E, quando indicado, a terapia farmacológica prescrita pelo médico de forma individualizada para aquele paciente”, informa a médica.

 

Além de toda essa mudança de vida saudável gradativa, outro ponto a ser lembrado é que as pessoas não devem simplesmente mudar seus hábitos alimentares e sedentários sem o acompanhamento de um profissional da área. “É sempre bom ressaltar a importância do acompanhamento com a equipe multidisciplinar, a qual envolve o médico, nutricionista, educador físico, psicólogo e outros”, diz Villanova.

 

No próximo dia 11 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, que tal aproveitar a data para sair do comodismo e iniciar uma atividade física moderada?

 

 

Sobre o Sistema Hapvida

 

Com cerca de 6,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco e RN Saúde, além da operadora Hapvida.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 40 hospitais, 184 clínicas médicas, 41 prontos atendimentos, 174 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.