NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Manaus recebe turnê das Suraras do Tapajós com shows e atividades gratuitas em julho
Foto: Divulgação

Grupo formado por mulheres indígenas leva música, cultura e debates sobre ancestralidade, sustentabilidade e protagonismo feminino à capital amazonense.

Manaus será uma das paradas da turnê nacional "Suraras do Tapajós – Mulheres Indígenas, a Voz da Resistência", que chega à capital entre os dias 23 e 25 de julho com uma programação gratuita voltada à valorização da cultura indígena e da ancestralidade amazônica. O projeto celebra os oito anos de trajetória do primeiro grupo de carimbó do Brasil formado exclusivamente por mulheres indígenas.

 

A agenda começa no dia 23 de julho, no Espaço Cultural Muiraquitã, no Centro de Manaus, com uma oficina prática de carimbó, um laboratório técnico de som destinado a jovens e uma apresentação intimista das Suraras do Tapajós. Nos dias seguintes, o público poderá participar de rodas de conversa, oficinas e de uma feira de artesanato indígena.

 

No palco, o grupo apresenta um espetáculo que combina música, dança, espiritualidade e ativismo, inspirado na cultura do povo Borari, de Alter do Chão, no Pará. O repertório reúne canções autorais do álbum A Força Que Vem das Águas e homenagens a artistas paraenses, como Dona Onete. As apresentações incluem instrumentos tradicionais, interpretações em português e Nheengatu, grafismos corporais em jenipapo, figurinos artesanais e o tradicional banho de cheiro.

 

Veja também 

 

Caprichoso promove Festa da Vitória em Manaus e arrecada alimentos para vítimas dos terremotos na Venezuela

 

'Da Periferia pro Mundo' será apresentado gratuitamente no Teatro Amazonas

 

Além da proposta artística, a turnê reforça pautas ligadas à preservação ambiental, ao fortalecimento da identidade indígena e ao protagonismo feminino em um gênero musical historicamente dominado por homens.

 

A presidente da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, Val Munduruku, destaca que cada apresentação representa uma oportunidade de compartilhar a cultura e a resistência dos povos originários.

 

"Nossa arte representa nosso território e nossa história. Cantamos em defesa dos rios, da floresta, das mulheres e dos povos indígenas. A resistência também se faz por meio da cultura, da alegria e da tradição", afirmou.

 

A programação também prioriza a formação de novos públicos e o intercâmbio entre coletivos indígenas. No dia 24, o Casarão Muiraquitã sediará uma roda de conversa com lideranças e artistas locais. Já no dia 25, será realizada uma oficina de moda consciente, abordando práticas sustentáveis e o respeito aos ciclos da natureza.

 

Todas as atividades contarão com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras, audiodescrição durante os shows e estrutura adaptada para pessoas com deficiência. O evento também promoverá ações de sustentabilidade em parceria com iniciativas de reciclagem e o Movimento Amazônia de Pé.

 

Criado em 2018, o grupo Suraras do Tapajós já se apresentou em importantes festivais nacionais, como Coala Festival, Virada Cultural de São Paulo e Rock in Rio, além de realizar turnês internacionais pela França, Finlândia e Portugal. A circulação nacional é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Petrobras.

 

PROGRAMAÇÃO EM MANAUS

 

23 de julho

 

Oficina prática de carimbó;


Laboratório técnico de som para jovens;


Show das Suraras do Tapajós.


Local: Espaço Cultural Muiraquitã – Centro.

 

24 de julho

 

Roda de conversa com coletivos indígenas locais.


Local: Casarão Muiraquitã.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

25 de julho

 

Oficina de moda consciente;


Feira de artesanato indígena. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.