04 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
27/11/2023

Manaus será sede da primeira edição do simpósio sobre segurança alimentar e hídrica na Amazônia

Foto: Reprodução

O evento, apoiado pela Fapeam, ocorre de 29 de novembro a 1º de dezembro

A cidade de Manaus realiza o “1° Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional e Segurança Hídrica da Amazônia”. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), começa nesta quarta-feira (29/11) e segue até sexta-feira (1°/12), das 8h às 18h, no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

 

Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023, a atividade visa discutir desafios e perspectivas ao campo da insegurança alimentar e da “(in)hídrica” na Amazônia brasileira e nacionalmente, para identificar experiências acumuladas que possam contribuir com a construção de uma agenda de pesquisa cidadã no Amazonas.

 

Com o tema “fome, insegurança alimentar e a questão hídrica na Amazônia”, a programação conta com palestrantes da Ufam, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Fiocruz/Brasília, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), além de apresentação cultural, painéis e debates, como disse a coordenadora do evento e doutora em Ciências, Mayline Menezes da Mata, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Veja também

 

Câmeras flagram suspeito de matar dentista em prédio de luxo na Bahia

 

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

 

“O simpósio vai reunir experts na temática abordada, vozes potentes na discussão dos desafios e perspectivas ao campo da insegurança alimentar e da insegurança hídrica no Brasil, para contribuir com a construção de uma agenda de pesquisa para o Amazonas e demais estados da Amazônia Legal”, completou.

 

O Simpósio é destinado a pesquisadores locais e nacionais, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais, instituições públicas, instituições não governamentais, controle social e gestores públicos.

 

No dia 29/11, o pré-simpósio será totalmente virtual, mediante a oferta de minicursos e rodas de conversa sobre os avanços em segurança alimentar e segurança hídrica. Já nos dias 30/11 e 1º/12, o evento será híbrido e seguirão as atividades do Simpósio.
Saiba mais sobre o simpósio em: https://doity.com.br/i-simpsio-de-segurana-alimentar-e-nutricional-e-segurana-hdrica-da-amaznia

 

SOBRE O PAREV

 

O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

AGENDA CT&I

 

Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Parev e Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), que está disponível em: https://tinyurl.com/3ezvf6j7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.