28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
20/05/2020

Manaus tem maior número de armas de fogo retiradas de circulação desde 2016

Foto: Divulgação

Com 790 armas, o volume apreendido entre janeiro e abril de 2020 foi 5,8% maior que em igual período de 2019.

Nos quatro primeiros meses deste ano, o número de armas de fogo retiradas de circulação em Manaus foi o maior para o período desde 2016, conforme informações do setor de Balística do Instituto de Criminalística do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM). Com 790 armas, o volume apreendido entre janeiro e abril de 2020 foi 5,8% maior que em igual período de 2019. 

 

O Instituto de Criminalística (IC) é o responsável por periciar o material apreendido nas ruas pelas Polícias Militar e Civil. Depois de cair em 2017, o número de armas teve uma leve recuperação em 2018 (+0,5%), avançando em 2018 (+4,19%) e chegando em 2020 a um incremento de quase 6%. 

 

“Toda vez que uma arma é apreendida e encaminhada ao IC, ela é destinada a um setor específico para exame em armas de fogo, que é o setor de Balística Forense, onde a arma passa por várias etapas de exames.

 

Veja também 

 

Força Tática detém dupla em motocicleta com chassi adulterado na zona leste

 

Polícia Militar detém dois homens com armas de fogo em festa particular no bairro Alfredo Nascimento

 

Entre elas, podemos destacar o exame de eficiência, em que são realizados os disparos e feita a verificação de que a arma realmente funciona”, explica o diretor do Instituto, Carlos Fernandes. 

 

Mais da metade (52%) das armas apreendidas são revólveres ou pistolas, segundo informações do IC. “A boa portabilidade e a facilidade de esconder junto às vestes, aliadas à eficiência dessas armas e à clandestinidade das mesmas, explicam porque devam ser as preferidas pela criminalidade. Logo, temos a grande quantidade nas apreensões”, avalia Fernandes. 

 

Redução de crimes – A apreensão de armas de fogo é importante para a redução de outros crimes, como roubos, furtos e até homicídios, conforme explica o comandante da Força Tática, da Polícia Militar do Amazonas, major Igor Reis. 

 

“A retirada das armas de fogo das ruas em situação irregular é vista como de fundamental importância, justamente porque a arma na mão de um criminoso é uma ferramenta que tem um potencial altamente lesivo no cometimento de diversos crimes de ameaça e contra a vida. A Polícia Militar vê como prioridade a retirada da circulação desses armamentos para dar tranquilidade e uma segurança maior para a nossa população”, disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Denúncias – Quem tiver informações sobre a ilegalidade no porte ou na posse de armas de fogo pode ligar sigilosamente para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Em casos urgentes, a ligação também pode ser feita ao 190, da Polícia Militar.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.