NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
20/10/2019

Mancha vermelha em foto de Júpiter é furacão do tamanho da Terra, mas que está encolhendo

Compartilhar:
Foto: Divulgação

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar

Uma imagem divulgada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês) mostra o registro mais recente do planeta Júpiter, captado pelo telescópio espacial Hubble, satélite lançado em 1990. Na foto, é possível observar um círculo rubro conhecido entre cientistas e entusiastas dos astros celestes como Mancha Vermelha - é um furacão do tamanho do planeta Terra, que já dura 300 anos, mas que, misteriosamente, está encolhendo.

 

O ponto carmesim é um vórtice ciclônico descrito pela primeira vez pelo astrólogo Robert Hooke em 1664, mas, provavelmente, é ainda mais antigo.

 

A anomalia vem sendo acompanhada desde 1830 e encolhe a cada ano, mas não se conhece o motivo. De acordo com o portal G1, estimativas da década de 1990 apontavam que o furacão teria o tamanho de 2 a 3 planetas Terra, mas, atualmente, só equivale a um.

 

Veja também
 
Que medo! 'Monstro voador' invade casa e assusta moradores. VEJA VÍDEO
 
Mergulhadores acham bolha 'alienígena' em mar na Noruega. VEJA VÍDEO

 

Embora a tendência de redução seja conhecida há mais de um século, não se dispõe de informações suficientes sobre a superfície do planeta para inferir a causa.

 

Contudo, foi possível descrever, até agora, um determinado padrão, com anos em que a Mancha Vermelha se amplia e anos em que se reduz, mas mantendo, a longo prazo, a propensão a encolher.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O planeta Júpiter está a 640 milhões de quilômetros da Terra, é um planeta eminentemente gasoso e dominado por diversas correntes, inclusive nuvens de gelo.

 

Júpiter, sozinho, tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas reunidos, mas, ainda assim, possui menos de um milésimo da massa do Sol. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2020. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.