28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
20/05/2021

Maquiagem vencida: veja os riscos de usar cosméticos estragados na pele

Foto: Reprodução

Maquiagem vencida pode causar danos à pele

Sabe aquele batom que você tem há anos ou o rímel que estava perdido no fundo da bolsa por alguns meses? É importante checar se esses cosméticos que você aplica no rosto ainda estão dentro do prazo de validade e em boas condições de uso.

 

Utilizar maquiagens vencidas pode ser prejudicial à saúde e causar problemas e irritações na pele, além de possibilitar alergias a certos produtos.


“O maior risco em usar produtos específicos para a pele - como blush, base e sombra - fora da validade seria desenvolver uma dermatite de contato alérgica, com sintomas como ardência, pinicação, vermelhidão, inchaço e até formação de pequenas bolhas. Já aqueles que são usados na região dos olhos - como rímel e lápis - podem pode desencadear coceira, ardência nos olhos e até quadros de conjuntivite e blefarite”, explica a dermatologista Fabiana Seidl. Ela também diz que, caso sinta algum desconforto após a utilização, a recomendação é lavar a região abundantemente com água.

 

Veja também

 

Brasileira cria looks idênticos aos de Carrie, de 'Sex and the City'


Saiba as vantagens e desvantagens dos tipos de partos


O prazo de validade das maquiagens é, obrigatoriamente, especificado na embalagem do produto e pode variar de 6 meses a 4 anos, dependendo do cosmético. Se o período estipulado estiver expirado, é recomendado que o item de beleza seja descartado.

 

“Quando o prazo é ultrapassado, existe o risco de contaminação dos produtos com fungos e bactérias e também aumenta o risco de desencadear alguma reação alérgica. Além disso, o fabricante não consegue garantir que o produto vá conservar as mesmas características caso esteja fora da validade”, explica Fabiana.

 

Em alguns casos, é possível que mesmo dentro da data de validade, a maquiagem esteja estragada. Especialmente agora, em meio à pandemia de covid-19, em que alguns cosméticos não são utilizados com tanta frequência e ficam guardados por mais tempo, esse risco é maior.

 

“Quando armazenadas no banheiro ou em qualquer outro local úmido, as maquiagens podem mofar, contaminadas por fungos ou bactérias. Se isso acontece, mesmo que em parte do produto, ele já está todo contaminado”, diz a dermatologista.


Para Fabiana, o uso de cosméticos vencidos deve ser interrompido por conta das adversidades que podem ser ocasionadas. “Ao colocar um produto contaminado com fungo na pele corre o risco de se desenvolver uma infecção cutânea superficial ou até mesmo profunda, dependendo do tipo de fungo. Além disso, ainda existe a possibilidade de inalação de esporos do fungo podendo levar a problemas pulmonares”, conta.

 

Existem algumas formas para verificar se a maquiagem está estragada, mesmo dentro da validade. “É preciso observar se houve alguma alteração na cor, textura e cheiro do produto. Também é importante analisar se há alguma mancha ou qualquer outro aspecto diferente do original. Caso a pessoa perceba qualquer alteração o recomendado é não utilizar a maquiagem”, alerta Fabiana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Para evitar que este problema ocorra com os seus cosméticos, a recomendação é evitar lugares úmidos e armazenar sempre em local seco e arejado, lavar sempre as mãos antes de manipular os produtos e manter os pincéis de maquiagem higienizados.

 

Fonte: Revista Marie Claire

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.