29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
10/04/2021

Máscara de argila branca: como usar, benefícios e receitas

Foto: Reprodução

Uma pequena pepita entre as argilas, a argila branca tem a vantagem de ser adequada para todos os tipos de pele e é facilmente adequada para a confecção de máscaras de beleza. Concentre-se nos seus diversos benefícios em receitas!

 

A argila branca é um ingrediente natural incomparável para o cuidado facial e principalmente para fazer suas máscaras de beleza caseiras se você está acostumado a criar seus próprios cosméticos, pois é uma argila neutra e macia – e até a mais macia de todas – que nos permite usá-la independentemente de tipo de pele.

 

Particularmente indicado para peles secas, sensíveis, frágeis e delicadas devido à sua grande maciez, também é facilmente utilizada em peles normais e mistas, e mesmo em peles oleosas. Também é chamado de caulim, nome que vem de sua descoberta, a primeira jazida de argila branca descoberta na cidade de Kao-Ling, na China. Mas às vezes também é chamada de caulinita de argila branca.

 

Veja também 

 

Você realmente precisa usar produtos de higiene íntima?

 

Depilação em casa: faça o procedimento de forma prática e segura

 

mascaras-faciais-cuidados-com-a-pele-argila-branca-fotos-na-cama


De onde vem a cor branca da argila branca?


O caulim deve sua cor branca (ou ligeiramente cinza às vezes) à alta concentração de alumina (contém em média entre 20% e 30%), bem como ao seu baixo teor de óxido de ferro, sendo o óxido de ferro a origem da intensa tonalidade vermelha de argila vermelha, que contém muito, e do tom rosa da argila rosa, que contém menos do que vermelho.

 

argila-branca-como-usar-cabelos-pele

 

Quais são os benefícios da argila branca?


Dentre todas as argilas, a argila branca destaca-se acima de tudo das demais (argila verde, argila vermelha, argila rosa, argila amarela) por sua maciez. Como todas as argilas, é certamente dotada de propriedades absorventes, mas é menos absorvente do que as outras, o que também a torna menos ressecante e menos agressiva para a pele.

 

Oferece assim um efeito purificante e matifica suavemente a pele porque é menos ativa que as outras. E seu efeito purificador não pára por aí. Graças ao tamanho reduzido dos seus grãos, este pó fino também revela propriedades esfoliantes que permitem agir como uma esfoliação suave e real na pele, uma dádiva para os cuidados faciais! Assim, limpará a epiderme com eficácia, mas com muita delicadeza, desalojando as impurezas e soltando as pequenas peles mortas que impedem que a pele se renove adequadamente, como em qualquer esfoliante.

 

A argila branca também se diferencia de outros tipos de argila pelo alto teor de sílica e sais minerais, o que é um verdadeiro trunfo para ter uma pele bonita. Contém, por exemplo, potássio, sódio, cálcio e magnésio que têm propriedades hidratantes para a pele e permitem uma remineralização intensa para impulsionar a renovação celular, suavizá-la e restaurar o seu brilho. É por isso que é especialmente recomendado para pele seca e pessoas com pele opaca.

 

Para entender melhor sua ação, devemos olhar para as propriedades das argilas em geral. As argilas se adsorvem, ou seja, retêm certas moléculas e as fixam em sua superfície. Uma capacidade que possuem devido à sua carga iônica negativa (ligada ao seu conteúdo mineral) e que permite atrair íons opostos (positivos) e trocá-los por outros, uma vez em contato com a pele. Isso é o que permite a ambos desintoxicar a pele, livrando-a de toxinas e impurezas, mas também trocá-los por minerais que beneficiam a pele. Quanto mais a argila estiver concentrada em sais minerais, mais ela terá carga negativa e poderá oferecer essa ação. Em outras palavras, a argila branca é a campeã na remineralização da pele.

 

cuidados-faciais-pele-mascara-argila-branca-usos-beneficios

 

Graças aos vários minerais que contém, está longe de ser apenas purificador e capaz de combater as imperfeições sem irritar a pele. Também é muito calmante e, portanto, útil para aliviar a sensação de desconforto (aperto, aquecimento) e reduzir a vermelhidão. Mas também é cicatrizante o que a torna interessante para o cuidado da pele danificada que ajuda a reparar mesmo em caso de feridas devido às suas propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias naturais que se combinam com a sua ação de renovação celular para evitar infecções e cicatrizar a pele mais rápido.

 

Suas propriedades curativas vêm principalmente de seu alto teor de alumina, conhecido por seu poder restaurador. Menos conhecido, mas igualmente tentador, sua ação refirmante também a torna um tratamento facial ideal para peles maduras, pois a argila branca tonifica a pele e permite que ela se beneficie de seus benefícios anti-envelhecimento. Combate de fato a perda de firmeza e as rugas, por isso revela-se um bom anti-rugas natural.

 

Em resumo, a argila branca purifica a pele e fecha os poros para combater as imperfeições sem nunca ser agressiva para a pele, mantém um bom nível de hidratação e afina a pele com minerais para promover a sua regeneração, o seu brilho, a sua elasticidade. E a sua juventude. Não admira, então, que seja um trunfo fundamental nas máscaras faciais!

 

Como fazer uma máscara de argila branca?


Se você não quiser comprar uma máscara de argila branca pronta e preferir fazer sua própria máscara de beleza feita em casa com argila branca, é totalmente possível, e até bastante simples! Geralmente, a preparação de sua máscara feita em casa leva apenas alguns minutos.

 

Você precisará obter argila branca em pó para isso. Você pode encontrá-lo em marcas de cosméticos especialistas. Em todos os casos, opte de preferência por um pó superfino, ou seja, um pó muito pequeno, portanto mais adequado para este uso cosmético.

 

Depois, basta misturá-lo com alguns ingredientes incluindo um pouco de água mineral ou água floral (ou hidrossol), mas também possivelmente óleos vegetais ou mesmo algumas gotas de óleos essenciais para obter um tipo de pasta ou creme que você pode aplicar como máscara em seu rosto.

 

mascara-facial-tratamentos-beleza-pele-argila-branca

 

Nossos conselhos

 

Se você quer nosso conselho, sua melhor aposta é ir apenas para produtos orgânicos ao fazer seu próprio produto de beleza caseiro, principalmente quando for aplicá-lo no rosto.


Para fazer os preparativos, use sempre uma colher de pau e não um talher de metal, pois o metal pode alterar as propriedades da argila. Da mesma forma, prefira usar recipientes de vidro ou cerâmica em vez de plástico ou aço, pois esses materiais também podem afetar adversamente as propriedades do pó de argila.


Receitas de máscara de argila branca para todos os tipos de pele


Máscara iluminadora de argila branca para pele normal


Em uma tigela, coloque uma colher de sopa de um macerado oleoso de cenoura


Adicione duas gotas de óleo essencial de ylang-ylang – um óleo essencial perfeito para estimular a pele cansada e devolver o brilho à pele opaca
Espalhe o equivalente a duas colheres de sopa de argila branca em pó e misture para obter uma pasta de textura cremosa.


Aplique a máscara no rosto e deixe-a por uns 15 minutos antes de enxaguar para revelar sua tez radiante.


Máscara purificante de argila branca para pele mista e oleosa


Coloque uma colher de sopa de óleo de jojoba com propriedades de reequilíbrio em uma tigela e depois adicione duas gotas de óleo essencial de melaleuca com propriedades purificantes


Em seguida, adicione uma colher de sopa de hidrossol de camomila romana, esta água floral com propriedades antiinflamatórias, sendo ideal no caso de peles com tendência a espinhas inflamadas.


Em seguida, adicione duas colheres de sopa de pó de argila branca à tigela e misture bem para obter uma pasta lisa.


Aplique a máscara no rosto, evitando a área dos olhos, e deixe por dez a quinze minutos antes de enxaguar.


Aqui está você vai ficar com a pele purificada e os poros fechados.

 

argila-branca-pele-cuidados-tratamentos-beleza

 

Máscara hidratante de argila branca para pele seca


Em uma tigela, coloque o equivalente a uma colher de sopa de óleo de gergelim, que é perfeito para nutrir a pele seca.


Adicione duas colheres de sopa de pó de argila branca a ele.


Misture bem até obter uma pasta.


Se a consistência não for suficientemente cremosa, acrescente um pouco de água mineral


Aplique a máscara hidratante e revitalizante no rosto e espere uns bons dez minutos antes de enxaguar.


A sua pele ficará mais nutrida, macia e bonita.

 

Máscara de argila branca anti-envelhecimento para pele madura


Em uma tigela, coloque o equivalente a duas colheres de sopa de pó de argila branca


Adicione a ele uma colher de sopa de óleo de amêndoas doce ou óleo de argan que são nutritivos e regeneradores e, portanto, ideais para prevenir os sinais de envelhecimento e cuidar da pele madura.


Misture bem até obter uma pasta cremosa.


Se não conseguir uma consistência satisfatória, acrescente um pouco de água mineral na mistura e mexa novamente para obter um tipo de creme fácil de aplicar.


Aplique esta máscara anti-envelhecimento em seu rosto e deixe-a por uns 30 minutos.


Máscara calmante de argila branca para pele irritada


Despeje em uma tigela duas colheres de sopa de hidrossol de calêndula ou água mineral


Adicione duas colheres de sopa de argila branca em pó e misture.


Adicione uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoa doce e misture novamente.


Aplique esta mistura calmante em seu rosto e deixe-a por 15 minutos para acalmar e confortar sua pele.


Nossos conselhos

 

Ao aplicar a máscara no rosto, certifique-se de aplicá-la em uma camada espessa para evitar que seque muito rapidamente. Na verdade, como todas as argilas, as máscaras feitas de argila branca devem ser enxaguadas assim que começarem a secar.


Qual é a diferença entre argila branca e verde?


A argila verde é mais absorvente e menos macia do que a argila branca. Se essas duas argilas purificam a pele e a livram de suas toxinas, a argila verde é ainda mais eficaz em absorver o excesso de sebo da pele oleosa e matificar a epiderme sujeita a um brilho feio, mas também seca mais. Do que a argila branca. É por isso que a argila verde é mais adequada para peles oleosas do que para peles mistas e normais, que devem ser usadas com moderação para que a argila verde não as resseque, preferindo a argila branca para um uso regular.

 

mascara-argila-branca-verde-diferenca-beneficios-cuidados-pele

 

Máscara de argila branca: um tratamento que não é só para o rosto!


A pele facial não é a única que pode se beneficiar dos benefícios de uma máscara de argila branca. Máscaras feitas dessa argila macia também podem ser aplicadas no corpo como um cataplasma para tratar áreas da pele com tendência a espinhas, eczema ou irritação, ou para curar pequenas feridas mais rápido.

 

argila-branca-cabelos-couro-cabeludo-como-usar-beneficios

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Finalmente, a máscara de argila branca também é útil como parte dos cuidados com os cabelos porque pode ajudar a absorver o excesso de sebo do cabelo oleoso na raiz e acalmar o couro cabeludo irritado. Nada mais simples: basta misturar um pouco de argila branca com água morna antes de aplicá-la no couro cabeludo e deixar a argila agir por alguns minutos antes de enxaguar.

 

Fonte: We Fashion Trends

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.