23 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
17/11/2023

Maternidade Moura Tapajóz promove atividades em alusão ao Novembro Azul em Manaus

Foto: Divulgação / Semsa

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, data que deu origem ao movimento Novembro Azul, a Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Seged/DMMT) da unidade, realizou programação de atividades alusivas à campanha, destacando a necessidade de promoção do autocuidado masculino.

 

A ação alerta ainda para a importância dos cuidados com a saúde dos homens de forma integral, reforçando, principalmente, a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.


O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No entanto, quando o tumor é diagnosticado na fase inicial, as chances de cura chegam a 90%.

 

Veja também

 

Nove unidades de saúde da prefeitura ofertam vacinação contra Covid-19 neste sábado

 

No Dia Mundial da Prematuridade, maternidade municipal ressalta a importância do contato pele a pele entre pais e bebês

 

Durante a manhã, a psicóloga Raquel Floriano conversou com os servidores da unidade sobre temas que normalmente são considerados tabus em relação à saúde do homem.


“São temas normalmente repletos de barreiras construídas por questões culturais, medos e preconceitos, e que, muitas vezes, impedem os homens de ver e cuidar de sua saúde de forma integral”, explicou a psicóloga.


Foto:Divulgação / Semsa


A programação também incluiu um “Papo de Homem” com o médico Marcos Oliveira, que teve uma conversa aberta com os servidores sobre como o homem deve cuidar de sua saúde.


“Realizar exame para detecção do câncer de próstata é muito importante, mas devemos ressaltar para os homens de todas as idades que há muitas coisas em que precisamos prestar atenção no nosso dia a dia, que vão muito além da próstata. Precisamos enxergar a saúde do homem de forma integral, reavaliar nossos comportamentos, hábitos e cuidados para garantir a manutenção de nossa saúde”, explicou o médico.


A chefe do Seget/DMMT, Natália Teixeira, destacou que é necessário mudar a mentalidade de que o homem não precisa fazer acompanhamento médico regular.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


“Hipertensão, diabetes, câncer de mama que podem, sim, acometer os homens, e o próprio câncer de próstata, por exemplo, são doenças silenciosas, que não apresentam sintomas em seus estágios iniciais. Com eventos como esse, queremos reforçar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos servidores. A prevenção é a chave para uma vida mais saudável e feliz, e estamos aqui convidando todos a abraçar essa causa”, ressaltou Natália.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.