NOTÍCIAS
Esportes
Matheus Lima encara estrelas mundiais em busca de final nos 400 m com barreiras
Foto: Divulgação

Cearense chega ao Mundial Ultimate como quarto colocado do ranking mundial de 2026 e terá pela frente Alison dos Santos, Karsten Warholm e Rai Benjamin.

O brasileiro Matheus Lima, de 23 anos, chega ao Campeonato Mundial de Atletismo Ultimate entre os principais nomes dos 400 metros com barreiras. A competição será disputada em Budapeste, na Hungria, entre sexta-feira e domingo (11 a 13/9), reunindo alguns dos maiores atletas da história da prova.

 

Representante do EC Pinheiros-SP, Matheus ocupa atualmente a quarta posição do ranking mundial de 2026. O atleta alcançou o melhor resultado da carreira em 23 de agosto, durante a etapa da Diamond League na Silésia, na Polônia, quando marcou 47s26 nos 400 m com barreiras.

 

A disputa em Budapeste promete reunir novamente os principais especialistas da modalidade. O brasileiro terá pela frente o compatriota Alison dos Santos, o Piu, atual recordista mundial e líder do ranking, além do norueguês Karsten Warholm e do norte-americano Rai Benjamin.

 

Veja também 

 

Barcelona atropela Feyenoord na estreia da Champions com brilho de Raphinha e Gabriel Jesus

 

Noite histórica! Shelton derruba alcarraz em batalha de 4 horas e 28 minutos e vai a semifinal do US OPEN

 

Alison chega ao Mundial com a melhor marca do ano, 45s80, registrada em Zurique, na Suíça, em 27 de agosto. Warholm, campeão mundial em 2023 e dono da segunda marca do ranking da temporada, tem 46s52. Já Rai Benjamin, campeão olímpico e mundial, aparece com 47s26 e também disputa os 400 metros rasos, buscando o título nas duas provas.

 

As semifinais dos 400 m com barreiras estão programadas para sábado (12/9), às 19h57. A decisão será realizada no domingo (13/9), às 18h36, no Centro Nacional de Atletismo Gyula Zsivotzky, localizado na margem leste do rio Danúbio.

 

Para o treinador Sanderlei Parrela, medalhista de prata nos 400 metros rasos no Mundial de Sevilha, em 1999, Matheus chega ao torneio em boas condições para buscar uma vaga na final.

 

“A expectativa é a melhor possível. O Matheus está bem, em forma. É ele correr bem a semifinal, conseguir se classificar para a final e aí buscar uma grande marca. Vamos tentar buscar um grande resultado nesse Ultimate”, afirmou o treinador.

 

A evolução do brasileiro ganhou força nos últimos anos. Em 2024, Matheus chegou à semifinal dos 400m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Paris. Depois, fez sua estreia na Diamond League justamente na etapa da Silésia, competição em que alimentava o objetivo de correr abaixo dos 48 segundos.

 

Na temporada atual, o atleta confirmou que pode competir em alto nível contra os principais nomes da modalidade. Segundo Parrela, os resultados apresentados por Matheus mostram que o desempenho obtido anteriormente não foi apenas pontual.

O brasileiro foi semifinalista no Mundial de Atletismo de Tóquio, disputou a final da Diamond League e terminou a competição na quinta colocação. Em 2026, já conseguiu correr abaixo dos 48 segundos em seis oportunidades e também alcançou o terceiro lugar na final da Diamond League.

 

Na segunda final de Diamond League de sua carreira, realizada no último sábado (5/9), Matheus conquistou justamente seu melhor resultado, terminando na terceira posição.

 

Para o treinador, o momento atual é resultado de um processo de desenvolvimento planejado ao longo dos últimos anos. Parrela destaca que foi necessário ter cautela durante a preparação do atleta, especialmente por questões físicas, para evitar que etapas fossem antecipadas.

 

“Desde que ele veio treinar comigo eu tive o cuidado muito grande de não queimar etapas com ele. Fisicamente era um atleta frágil, precisamos de paciência e fazer um trabalho pensando no longo prazo”, explicou.

 

O técnico também acredita que Matheus ainda tem margem para melhorar seus tempos e se consolidar definitivamente entre os grandes nomes dos 400 m com barreiras.

 

“A tendência é, a cada ano que passa, ele se firmar para ser um dos excelentes atletas que a prova tem”, completou Parrela.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

Com a quarta melhor marca do mundo na temporada e vivendo o melhor momento da carreira, Matheus terá em Budapeste mais uma oportunidade de medir forças com os principais atletas da modalidade e buscar uma vaga na decisão do Mundial Ultimate. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.