20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
29/04/2022

Menopausa: como fica o cabelo nessa fase?

Foto: Reprodução

Quando falamos sobre menopausa, duas coisas são certas: toda mulher vai passar por isso e muitas mudanças vão acontecer. Portanto, já que se trata de um processo natural da vida, nada mais justo do que encará-la com naturalidade, né? E o cabelo está entre essas transformações, afinal, todo o corpo é impactado com esse novo ritmo e também com a ação do tempo.

 

Segundo o tricologista Tharik Bonomo, ocorre uma queda hormonal natural, fazendo com que o cabelo fique mais ressecado. Ainda que não haja uma data certa para a menopausa acontecer, o período é marcado pela baixa na produção de progesterona, estrogênio, colágeno e elastina, os principais responsáveis por manter os fios saudáveis.

 

"Manter os cabelos naturalmente compridos e volumosos pode se tornar um pouco mais difícil a partir dessa fase. Outras alterações também acontecem, como velocidade mais lenta de crescimento e a presença de cabelos mais finos e menos hidratados, ou seja, quebradiços e mais opacos", detalha o também cabeleireiro.

 

Veja também

 

Sintomas da menopausa: nutricionista indica alimentos para aliviar desconfortos

 

Menopausa: 5 técnicas para ter mais prazer na hora do sexo

 

Cuidados essenciais na menopausa:

 

Mas a notícia boa é que essas alterações fisiológicas não são sinônimos de madeixas feias, viu? Muito pelo contrário: com os cuidados certos, o cabelo pode chegar saudável, hidratado e lindo na menopausa. Para isso, é importante ter o acompanhamento de um profissional desde os primeiros sintomas e dar início a tratamentos precoces.

 

Pensando nisso, o especialista elencou algumas dicas de ouro para lidar com os fios nessa fase e deixá-los mais bonitos do que nunca. Anote aí:

-beba a quantidade ideal de água por dia para preservar as funções do organismo e manter a hidratação natural da pele e do cabelo;

 

-pratique atividades físicas regularmente, pois, além de reverter e evitar o acúmulo de gordura, ajudando na queda dos fios, também promove sensações de bem-estar, reduzindo estresse e ansiedade;

 

-tenha uma dieta balanceada e rica em vitaminas, proteínas, cálcio e magnésio para manter a força das madeixas e estimular seu crescimento;

 

-invista na hidratação capilar para repor a lubrificação natural que diminui devido ao envelhecimento;

 

Pintar ou não os cabelos?

 

Os fios grisalhos começam a aparecer nesta época — às vezes, até antes! — e existem dois caminhos para lidar com isso: assumir os fios brancos com orgulho ou pintá-los. Vale lembrar que não há certo ou errado nessa decisão, viu? O bem-estar é quem deve decidir.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No entanto, se a escolha for pintar, fique de olho nos cuidados: "se o cabelo não estiver bem cuidado antes da coloração, a química irá tornar os fios ainda mais frágeis. Por isso, tonalizante é uma boa opção para tingi-los de forma menos agressiva", salienta o cabeleireiro.

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.