26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
02/12/2019

Menopausa: mitos e verdades sobre a reposição hormonal

Foto: Reprodução

Tratamento melhora todos os sintomas do período; mulheres que tiveram câncer de mama ou de endométrio não podem utilizar hormônios

 Tema que ainda divide opiniões e enfrenta certa resistência entre as mulheres, a reposição hormonal durante a menopausa pode melhorar uma série de sintomas desagradáveis que surgem nessa fase da vida.

 

Qualquer mulher pode fazer?

 

A endocrinologista Amanda De Athayde, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que praticamente todas as mulheres podem fazer o tratamento. As únicas contraindicações são em relação às mulheres que tiveram câncer de mama ou endométrio e as que têm tendência a ter trombose.

 

Veja também

 

Lavar o cabelo todos os dias faz mal. Verdade ou mito?

 

Quer saber se ele está te traindo? Ex-amante revela 10 sinais de traição

 

Pode causar câncer de mama?

 

 

Amanda explica que alguns tipos de derivados da progesterona podem estar ligados ao aumento de incidência de câncer de mama, porém a progesterona natural, que é a mais recomendada, não traz riscos. O estrogênio não é capaz de transformar uma célula benigna em uma maligna, mas pode acelerar o crescimento do tumor. O tratamento mais seguro é o feito com hormônios iguais aos produzidos pelos ovários, em doses adequadas e monitoramento anual. “Nos Estados Unidos e populações mais pobres do Brasil ainda utilizam os hormônios não naturais, por conta do preço”, afirma.

 

Como funciona o tratamento?

 

 

Amanda explica que a menopausa acontece quando os óvulos da mulher, que tem um número determinado no nascimento, acabam, entre 48 e 52 anos. “A menopausa na verdade é a última menstruação da mulher, mas essa palavra é muito associada aos sintomas que ela causa”, afirma. Quando paramos de menstruar os hormônios relacionados ao ciclo menstrual e a liberação de óvulos param de ser liberados, o estrogênio e a progesterona. A falta de estrogênio, causa a maior parte de sintomas característicos da menopausa. “Para reverter esses sintomas é só suplementar o estrogênio”, afirma

 

Quais são os principais sintomas da menopausa?

 

 

Segundo a endocrinologista, o principal sintoma, que acomete de 75% a 80% das mulheres, são as ondas de calor. A falta de estrogênio desregula o centro termogênico cerebral. A mulher tem uma sensação de susto, taquicardia, com um aumento da sensação térmica, seguida de uma sudorese abundante. Outros sintomas comuns são a insônia, cansaço e irritabilidade. No médio prazo pode ocorrer o ressecamento da vagina, perda de cálcio nos ossos, diminuição da hidratação das articulações e maior incidência de problemas cardíacos. “Quando tem estrogênio, a mulher é mais protegida das doenças do coração do que o homem. Na menopausa a chance se iguala”, explica.

 

É necessário repor a progesterona?

 

 

Depende. Amanda explica que, apesar de não causar sintomas, a progesterona tem a função de descamar o endométrio, tecido interno do útero. “As mulheres que possuem útero precisam repor, as que tiraram não é necessário”, afirma. O estrogênio vai provocar o aumento do endométrio, a progesterona é necessária para impedir que ele aumente. Caso a pessoa não faça a reposição de progesterona ela pode ter uma displasia do endométrio, desenvolvimento anormal dos tecidos, e até câncer.

 

Se eu fizer o tratamento hormonal, eu vou menstruar?

 

 

Depende. A endocrinologista explica que isso é uma escolha da mulher. Se a pessoa optar por não menstruar ela vai tomar progesterona diariamente. As pessoas que optam por essa modalidade precisam fazer ultrassom intravaginal semestralmente para acompanhar o tamanho do endométrio. Outra opção é fazer o tratamento cíclico, em que a mulher toma a progesterona durante alguns dias do mês, fazendo com que o endométrio descame. “Nessa modalidade a mulher menstrua, tem uma limpeza do útero. Muitas se sentem bem menstruando, se sentem mais jovens e também é bom pois não precisa vigiar o tempo todo”, afirma. Em qualquer uma das modalidades é necessário fazer exames anualmente: mamografia, ultrassom intravaginal, ultrassom de mama, exame densitometria óssea e exame de sangue, para verificar a dosagem dos hormônios.

 

Existem efeitos colaterais?

 

 

Doses muito altas podem dar dor nas mamas, inchaço e peso nas pernas. Além disso, os hormônios tomados por via oral, por passar pelo fígado antes de serem absorvidos, podem causar coagulação e pressão arterial. “Se for adesivo ou gel, na dosagem correta, quase não tem efeitos colaterais”, explica a endocrinologista.

 

Existem alternativas para as mulheres que não podem fazer o tratamento hormonal?

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Sim. Segundo Amanda, a alternativa é tratar os sintomas. As ondas de calor podem ser tratadas com remédios para neuropatia diabética e antidepressivos, existem hidratantes vaginais para melhorar o ressecamento, medicações para segurar a perda óssea e medicamentos dermatológicos para queda de cabelo. “São vários medicamentos que podem ser substituídos apenas por um, por isso, sempre que a pessoa pode, recomendamos o tratamento hormonal”, afirma Amanda.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.