18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
30/05/2022

Menstruação ainda é considerada 'algo secreto', segundo pesquisa

Foto: Reprodução

Levantamento da ONG Plan International revelou que pelo menos 55% dos jovens entrevistados relacionaram a menstruação a palavras como "sujo"

A ONG Plan International advertiu na sexta-feira (27) que 35% das adolescentes e jovens em todo o mundo acreditam que a menstruação deve ser mantida "em segredo" por considerar que ainda é um "assunto privado".

 

“A menstruação é algo natural, não vergonhoso”, disse a diretora regional da Plan International para a América Latina e Caribe, Débora Cóbar, no marco do Dia Internacional da Higiene Menstrual, data criada em 2014 e lembrada sempre em 28 de maio.

 

“Educar todas as crianças e adolescentes, incluindo homens, sobre menstruação e outras questões relacionadas à saúde e direitos sexuais e reprodutivos tem um impacto positivo para acabar com a vergonha e o estigma da menstruação e normalizá-la desde a tenra idade”, destacou Cóbar.

 

Veja também 

 

Pobreza menstrual: por que problema vai além da falta de absorventes

 

O que a cor do sangue menstrual diz sobre sua saúde?

Uma pesquisa da Plan International com 4.127 adolescentes e homens jovens no Brasil, Indonésia, Holanda e Uganda descobriu que a maioria dos entrevistados associa a menstruação a palavras como sujo (55%), constrangedor (31%) e nojento (38%).

 

Além disso, 70% dos homens consultados indicaram que já ouviram outro homem fazer um comentário negativo ou desagradável sobre a menstruação, de acordo com a pesquisa da ONG.


Os resultados revelaram ainda que adolescentes e jovens querem aprender mais sobre saúde menstrual, com 92% deles concordando que os períodos menstruais devem ser normalizados.

 

Foto: Reprodução

 

A pesquisa também evidencia a existência "de tabus profundamente enraizados em torno da questão da menstruação", com consequências chocantes para a saúde e bem-estar das meninas, segundo frisou a Plan International em comunicado.

 

“Na América Latina e no Caribe, o estigma, o preconceito e os tabus em torno da menstruação continuam sendo uma das causas da discriminação e exclusão de meninas e mulheres”, lamentou Cóbar.


“Muitas vezes esse processo natural e saudável é visto como vergonhoso e se torna um obstáculo para manter as meninas saudáveis com higiene e dignidade”, acrescentou.

 

A Plan International alertou que o estigma sobre a menstruação deriva e agrava a desigualdade de gênero e expõe as mulheres jovens a uma maior discriminação, baseada em mitos, além de explicar que, "com o tempo, esses equívocos podem corroer seriamente a confiança das meninas e limitar suas oportunidades de vida”.

 

A ONG explicou que as meninas são excluídas das atividades diárias e que “a cultura do silêncio em torno da menstruação também significa que produtos menstruais de qualidade (...) não costumam ser prioridade como despesa doméstica”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Na Plan International, temos experiências muito positivas trabalhando em vários países da América Latina e Caribe em projetos onde abordamos essas questões e que buscam eliminar as barreiras que impedem o pleno desenvolvimento de meninas, meninos e adolescentes, por meio de um trabalho integral com eles”, completou Cóbar. 

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.