03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
13/12/2023

Mercadante confirma concurso do BNDES com cota de 30% para negros

Foto: Reprodução

Banco tem atualmente percentual aproximado de 14,6% de pretos e pardos em seu corpo de funcionários

Em entrevista ao programa "Miriam Leitão", que vai ao ar nesta quarta-feira às 23h30, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, confirmou que o próximo concurso do banco terá cota racial de 30%, como divulgado por Ancelmo Gois em julho. Segundo ele, o objetivo é que o número de funcionários negros cheguem a 20% do corpo de empregados da instituição.

 

De acordo com dados da própria instituição, o banco tem atualmente, percentual aproximado de 14,6% de negros (12,9% de pardos e 1,7% de pretos). Ao assumir, Mercadante disse que sua gestão seria inclusiva e prometeu que o banco terá uma atuação inédita no combate ao racismo.

 

- Aumentamos a promoção de pessoas negras que, na história do BNDES, é um déficit gigantesco. Após mais de 11 anos, vamos fazer o nosso concurso, com 30% de cota racial. Porque na margem estamos aumentando o percentual para chegar aos 20%.

 

Veja também 

 

'Enem dos concursos': veja os salários previstos para cada uma das 6,6 mil vagas ofertadas

 

Concursos não cumprem cotas de 20% para negros, aponta nova pesquisa do Ministério da Gestão

 

Vamos colocar também 10% para PCDS porque quero que o banco seja um retrato do que é a sociedade e a gente aprenda a valorizar as diferenças e as habilidades.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Neste sentido, o presidente listou outras ações que estão sendo feitas em prol da diversidade racial: o BNDES participa do Mover, movimento conjunto de grandes empresas que têm o objetivo de promover 10 mil negros, prioriza a compra de entidades de empresas que têm afroempreendedores e anunciou a constituição de um fundo de R$ 20 milhões para a pequena África, região portuária do Rio, onde fica o sítio arqueológico Cais do Valongo, que foi o maior porto receptor de escravizados do mundo. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.