NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Mês do Patrimônio Cultural celebra reconhecimento dos Teatros da Amazônia com programação especial em Manaus
Foto: Divulgação

Com oficinas, seminários e homenagens, Manaus celebra o Mês do Patrimônio Cultural destacando os Teatros da Amazônia e a riqueza histórica da região.

Manaus recebe, entre os dias 17 e 29 de agosto, uma programação especial em comemoração ao Mês do Patrimônio Cultural, promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas. A iniciativa reúne oficinas, seminários, cursos e atividades culturais voltadas à valorização da história, da cultura e das tradições amazônicas.

 

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (17), às 17h30, em frente ao Teatro Amazonas, um dos símbolos culturais mais importantes do país. A cerimônia coincide com o Dia Nacional do Patrimônio Cultural e prestará homenagem ao Teatro Amazonas e ao Theatro da Paz, de Belém, que receberam recentemente o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco na categoria “Teatros da Amazônia”.

 

Veja também 

 

‘Corpos que Dançam, Mundos que Sentem’ leva dança,música e artes visuais a alunos da educação especial nos dias 17, 18, 24 e 25 de agosto em Manaus

 

Cinema ao ar livre chega ao Amazonas com sessões gratuitas em Manaus, Parintins e Silves

 

PATRIMÔNIO COMO FONTE DE TRABALHO E RENDA

 

Com o tema “Patrimônio Criativo: Inclusão produtiva, trabalho e renda”, a edição deste ano busca mostrar como os patrimônios culturais, materiais e imateriais, podem contribuir para a geração de oportunidades econômicas e o fortalecimento das comunidades locais.

 

A programação contará com atividades voltadas para estudantes, pesquisadores, profissionais da área cultural e o público em geral, incluindo oficinas práticas, debates sobre preservação histórica, valorização da culinária regional e ações de conservação do patrimônio arquitetônico.

 

CONFIRA OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

17 de agosto (segunda-feira)

 

17h30 – Abertura oficial e homenagem ao Teatro Amazonas, Patrimônio Mundial da Humanidade, em frente ao monumento histórico.

 

18 e 19 de agosto (terça e quarta-feira)

 

Oficina de Réplicas Arqueológicas em Cerâmica, realizada no Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

20 de agosto (quinta-feira)

 

Encontro de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, no Casarão de Ideias.


Aulão gastronômico “O que tem na cuia?”, com foco na tradição do tacacá amazonense.

 

21 de agosto (sexta-feira)

 

Seminário sobre preservação do Centro Histórico de Manaus, no Palacete Provincial.
Debate sobre reabilitação de imóveis históricos e habitação em áreas centrais da cidade.

 

24 a 29 de agosto

 

Curso de Conservação e Restauro para Artífices do Amazonas, realizado no Complexo Booth Line.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram 

 

A programação conta com a participação de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), o Casarão de Ideias e o Mercado de Origem da Amazônia. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.