NOTÍCIAS
Curiosidade
Metrô de Roma vira atração turística com museus subterrâneos; confira
Foto: Divulgação

Itens arqueológicos que foram descobertos nas obras das estações Porta Metronia e Colosseo – Fori Imperiali agora ficam expostos no metrô

A cidade de Roma inaugurou duas estações de metrô nesta semana, o Porta Metronia e Colosseo – Fori Imperiali, que são como museus subterrâneos. Isso porque, durante a expansão da linha, foram descobertos itens arqueológicos que agora estão expostos no metrô.

 

As novas estações da Linha C, que liga a região leste da cidade à Porta Metronia e ao Coliseu, começaram a funcionar no dia 16 de dezembro. A entrega das obras atrasou por anos devido às descobertas nas escavações.

 

A estação Porta Metronia tem cinco níveis subterrâneos, duas entradas para o metrô e desenhos no átrio que lembram um museu. Lá, foi identificado um quartel militar com cerca de 2 mil anos e uma casa com afrescos e mosaicos.

 

Veja também 

 

Ferrari Daytona SP3 tem o IPVA mais caro de São Paulo em 2026; veja modelo

 

Fenômeno raro de luz natural ilumina caverna em Bonito

 

Já a Colosseo – Fori Imperiali se estende por quatro níveis subterrâneos e tem 50 metros de largura e 32 metros de profundidade. No local, foram encontrados 28 poços antigos e centenas de artefatos, como vasos e estátuas.

 

Agora, o espaço conta com um museu que acompanha os passageiros da entrada até as plataformas. No final do trajeto, os viajantes que saem da estação e têm uma visão panorâmica para o Coliseu. Veja o vídeo abaixo:

 

 

Ambas as estações ficam em uma região rica em história. Por isso, a expansão do metrô envolveu uma técnica de construção em níveis, ao mesmo tempo em que a escavação avançava de cima para baixo. Isso garantiu estabilidade para a estrutura e a continuidade das pesquisas arqueológicas.

 

Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo, contabilizando cerca de 51,4 milhões de viajantes só no ano passado. A capital italiana não deixa a desejar: são tantos detalhes e história que, agora, até mesmo o metrô se tornou um atrativo turístico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A apresentadora Daniela Filomeno visitou Roma na 10ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia e elencou os principais pontos para colocar no roteiro da viagem. Confira o episódio acima na íntegra.

 

Fonte: CNN 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.