26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
02/08/2022

Ministro da Defesa pede acesso 'urgentíssimo' a código-fonte de urnas

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu novo pedido do Ministério da Defesa para disponibilização de código-fonte das urnas eletrônicas. O ofício assinado pelo ministro, Paulo Sérgio Nogueira, solicita acesso “urgentíssimo”, dentro dos procedimentos de fiscalização previstos em resolução da Corte.

 

O prazo estipulado no documento endereçado a Edson Fachin é de 2 a 12 de agosto de 2022. O pedido faz parte de demandas do ministério para fiscalização e auditorias nas urnas.

 

O TSE confirmou a entrega do documento, enviado na última segunda-feira (1º/8). O acesso aos códigos-fonte do sistema de votação, no entanto, foi aberto em outubro de 2021 para todas as entidades cadastradas para auditoria. As Forças Armadas, compreendidas pelo Ministério da Defesa, estão entre elas.

 

Veja também

 

Em conferência internacional, ministro da Defesa diz que respeita carta interamericana de afirmação da democracia

 

Bolsonaro diz que Forças Armadas vão desfilar 'ao lado do povo' no 7 de Setembro

 

Com o acesso ao código-fonte, que é um conjunto de comandos escritos em linguagem de programação que compõem um software, o ministério pode testar a tecnologia, achar possíveis falhas e sugerir correções, por exemplo. A intenção é checar a confiabilidade do sistema eleitoral.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O ministro especifica que a celeridade no pedido deve-se ao “exíguo tempo disponível até o dia da votação”. As eleições gerais no Brasil ocorrem em 2 de outubro. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.