24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
20/11/2020

Ministro Fachin pede que Bolsonaro explique escolha de reitores de universidades federais

Foto: Reprodução

De acordo com a OAB, o governo deve nomear o primeiro colocado das listas tríplices, como ocorria tradicionalmente em gestões anteriores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esclareça quais critérios foram utilizados para a nomeação de reitores e vice-reitores de universidades federais.

 

A solicitação foi feita hoje (19) em uma ação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade pede que STF determine que Bolsonaro nomeie apenas os primeiros nomes das listas tríplices enviadas pelas instituições federais de ensino superior.

 

O ministro do STF também pediu informações à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR); todos têm cinco dias de prazo de resposta.

 

Veja também

 

Bolsonaro diz que camponeses não foram 'frouxos' durante pandemia

 

Aliados do Bolsonaro se dividem entre negar fracasso nas urnas e defender autocrítica

Segundo o ministro, o pedido merece apreciação célere, já que se trata de uma "questão que concerne à autonomia universitária assegurada mediante regra expressa pela Constituição da República".

 

Já para a OAB, "a nomeação, nestes casos, consiste em ato meramente homologatório, não podendo a legislação federal que regula a gestão democrática das universidades e sua autonomia mitigar a autonomia determinada pela Constituição da República, e deixar ao crivo do Presidente da República uma livre escolha".

 

Em julgamento realizado em outubro, Fachin já havia votado para que o reitor escolhido fosse o primeiro colocado da lista tríplice.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

“Em face da autonomia universitária, este poder-dever não deve ser entendido como um instrumento de controle. Como apontamos acima, instrumentos desta natureza existem e estão constitucionalmente legitimados. Entretanto, a nomeação de Reitores e Vice-Reitores não pode ser interpretada como dispositivo para o desenvolvimento de agendas políticas ou como mecanismo de fiscalização”, escreveu Fachin. 

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.