Encontro ocorreu neste domingo (18), em Manaus, em meio ao avanço da fumaça na capital e no interior; governo deve anunciar reforço das operações, incluindo possível emprego das Forças Armadas e envio de mais aeronaves.
Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornaram a Manaus neste domingo (18) para uma reunião com o governador do Amazonas, Roberto Cidade, com o objetivo de discutir novas medidas de enfrentamento às queimadas que atingem a capital e municípios do interior do estado.
O encontro foi realizado a portas fechadas no Centro de Integração, Comando e Controle (CICC) e reuniu representantes de diferentes áreas do governo federal e da administração estadual. A expectativa é que as novas ações sejam anunciadas no início da tarde.
Participaram da reunião os ministros Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional; João Paulo Capobianco, do Meio Ambiente; José Múcio, da Defesa; e Wellington Silva, da Justiça e Segurança Pública.
Veja também

Omar Aziz promete ampliar apoio a mães atípicas e reforçar proteção às mulheres no Amazonas
Amauri Gomes critica Sargento Salazar após polêmica envolvendo supostas ameaças no Amazonas
Também estiveram presentes o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Araújo; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Orleilso Muniz; o coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público de Contas, Ruy Marcelo Alencar; além de secretários estaduais.
Entre as ações em discussão está o possível emprego das Forças Armadas no combate às queimadas, além do envio de novas aeronaves para reforçar as operações de controle e extinção dos focos de incêndio.
A proposta é ampliar a estrutura de resposta às ocorrências em diferentes regiões do Amazonas. Atualmente, 11 aeronaves já atuam no estado, conforme as informações divulgadas sobre a operação.
Até o momento, não foram apresentados detalhes sobre a quantidade de novas aeronaves, o cronograma de mobilização das equipes ou o formato da participação militar. As definições devem ser esclarecidas durante o anúncio previsto para o início da tarde.
A reunião ocorre em meio à crise provocada pelas queimadas, que têm contribuído para a presença de fumaça em Manaus e em municípios do interior do Amazonas. A situação reforça a necessidade de ampliar as ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
A participação conjunta de ministérios, órgãos ambientais, forças de segurança e equipes estaduais busca fortalecer a atuação integrada diante do cenário. As medidas anunciadas deverão indicar como o governo pretende ampliar o suporte às equipes que já trabalham no combate ao fogo.