26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
17/04/2023

Mirtilo: quais os benefícios desse fruto?

Foto: Reprodução

Também conhecido como blueberry, o mirtilo é uma frutinha deliciosa, cheia de benefícios para a saúde, e que faz parte da família das frutas vermelhas.

 

Ele é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a prevenir doenças crônicas, além de conter compostos que auxiliam na redução da gordura corporal. Só vantagens, né? O mirtilo ainda é versátil, e pode ser adicionado em smoothies, saladas de frutas, iogurtes e até mesmo em pratos salgados.

 

Portanto, se você quer melhorar a saúde do cérebro, ossos e visão, bem como aumentar a qualidade de vida, não deixe de incluir o mirtilo na sua dieta. Abaixo, conheça 5 benefícios do mirtilo!

 

Veja também

 

Mamão: 9 benefícios da fruta para o seu organismo

 

Dieta para colesterol alto: 3 dicas de alimentação para diminuir as taxas

MIRTILO: O QUE É E PARA QUE SERVE?


O mirtilo é uma fruta pequena e arredondada, de cor azul escura e sabor adocicado. Ele é uma fruta saudável, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No mirtilo, é possível encontrar as vitaminas C e K, além do potássio. Esses compostos trazem uma série de benefícios para o organismo, incluindo a melhora da memória, cognição, sistema imunológico e saúde do coração, por exemplo. Ele pode ser uma opção mais do que excelente para quem busca uma alimentação saudável, principalmente por conseguir ser consumido em várias receitas. Vamos conhecer os benefícios do mirtilo?

 

iStock

 

UM DOS BENEFÍCIOS DO MIRTILO É A RIQUEZA EM ANTIOXIDANTES


Rico em antioxidantes, especialmente as antocianinas, o mirtilo traz propriedades potentes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, prevenindo o dano celular e reduzindo a inflamação do corpo. Isso contribui para a prevenção de doenças crônicas e a redução de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Além disso, o consumo de mirtilo pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento, principalmente no que diz respeito à pele do rosto. Para melhorar, a fruta pode ser consumida fresca, congelada ou na forma de suco.

 

MIRTILO MELHORA A SAÚDE DO CORAÇÃO


O mirtilo é uma boa fonte de fibras, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (o chamado "colesterol ruim") no sangue. O colesterol LDL é um fator de risco para doenças cardiovasculares, pois pode se acumular nas paredes das artérias, formando placas que obstruem o fluxo sanguíneo e levam a problemas cardíacos, como a aterosclerose, infarto e AVC. Outros compostos presentes no mirtilo, como os flavonoides e os ácidos fenólicos, também têm propriedades cardioprotetoras, ajudando a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e reduzindo a pressão arterial. Que tal incorporá-lo já na dieta?

 

Produção de mudas de mirtilo | Revista Cultivar

 

FRUTA É BOA PARA CÉREBRO, MEMÓRIA E COGNIÇÃO


Entre os benefícios do mirtilo, é possível afirmar que essa é uma fruta extremamente favorável para a saúde do cérebro. Ele pode ajudar a melhorar a memória, a cognição e a função cerebral em geral, além de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do mirtilo protegem as células cerebrais e reduzem a inflamação do cérebro.

 

MIRTILO TAMBÉM É BENÉFICO PARA A VISÃO


O mirtilo consegue proteger os olhos contra o estresse oxidativo e a inflamação -- novamente, por conta de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, ele contém vitamina A e C, que são essenciais para a manutenção de uma visão saudável. Essa fruta também traz compostos que ajudam a prevenir doenças oculares, como a degeneração macular e as cataratas, como as antocianinas, por exemplo. Inclui-la no dia a dia pode ser uma boa pedida!

 

Mirtilo: os benefícios e 8 dicas de receitas com a fruta azul - Casa e  Jardim | Ingredientes

Fotos: Reprodução

 

FRUTA MIRTILO FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO


Por fim, as vitaminas C e E contidas na fruta são importantíssimas para fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo de doenças e infecções. A vitamina C ajuda a estimular a produção de células responsáveis por combater contaminações, enquanto a vitamina E preserva as células do sistema imunológico. As antocianinas, por sua vez, auxiliam a reduzir a inflamação, fortalecendo ainda mais o sistema de defesa do organismo. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Fonte: Taeq

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.