18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
13/04/2024

Mistério em Marte: milhares de rochas brancas incomuns são descobertas

Foto: Reprodução

Rochas brancas incomuns descobertas em Marte intrigam cientistas e podem revelar pistas sobre a história geológica do planeta vermelho

Na vastidão de Marte, o rover Perseverance deparou-se com um fenômeno intrigante: milhares de rochas brancas espalhadas pela cratera Jezero. A tonalidade esbranquiçada das rochas, ao contrário do avermelhado característico da superfície marciana, intrigou os pesquisadores.

 

Candice Bedford, uma cientista planetária da Universidade de Purdue e membro da equipe de ciências do Mars 2020, expressou perplexidade com a descoberta durante a Conferência de Ciência Lunar e Planetária. As rochas (com várias texturas e composições diferentes) foram denominadas “flutuadoras” pelos cientistas por terem sido deslocadas de suas localizações originais. Análises iniciais indicam desidratação e uma depleção de minerais, incluindo ferro, magnésio, cálcio e sódio.No entanto, questões persistem quanto ao programa de Retorno de Amostras de Marte (MSR) liderado pela NASA.

 

Preocupações com custos excessivos levaram a uma revisão da arquitetura do programa, com um plano e orçamento revisados esperados em breve. A alocação de fundos para MSR no orçamento do ano fiscal 2025 da NASA permanece incerta, aguardando o resultado da revisão.

 

Veja também 

 

Meta e Google lançam novos chips de IA e criam 'pergunta de um trilhão de dólares'

 

Nasa divulga como é um eclipse solar total visto do espaço pela ISS

Embora o Perseverance já tenha concluído sua missão principal, ele continua a explorar a superfície de Marte, aproximando-se da borda da cratera Jezero. A câmera de longa distância do rover capturou mais avistamentos de rochas de tonalidade clara nesta área, aumentando ainda mais a curiosidade científica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Além das rochas enigmáticas, os cientistas estão ansiosos para explorar a geologia única da borda da cratera, que pode conter pistas sobre o clima inicial de Marte e potenciais bioassinaturas. Lisa Mayhew, pesquisadora da Universidade do Colorado, Boulder, destaca a importância de amostrar rochas de terrenos adjacentes como Nili Planum, que poderiam fornecer insights inestimáveis sobre a habitabilidade passada de Marte. 

 

Fonte: Nexo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.