27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
23/03/2024

Mito ou verdade: mingau de aveia é saudável para o café da manhã ou engorda?

Foto: Reprodução

Alimento muito comum durante as refeições de café da manhã, os cereais contêm muitas vitaminas, minerais e fibras essenciais que dão energia suficiente para enfrentar o dia. Mas dentre a variedade de grãos e texturas, como flocos crocantes, granola ou aveia cremosa, existe um que é mais saudável do que os outros?

 

A especialista britânica Deborah Lee diz que sim e afirma que “nada consegue superar o mingau de aveia”. Apesar das pessoas acreditarem que ela possa engordar, Debora afirma que ela é um tipo de grão integral capaz de ajudá-lo a se sentir mais saciado e satisfeito por mais tempo.

 

“Os grãos dela não são refinados. Além de conter os três componentes principais – o germe, o farelo e o endosperma. A aveia é considerada um alimento não processado, rica em proteínas e fibras, o que ainda pode auxiliar nos esforços para perda de peso.

 

Veja também

 

ORA-PRO-NÓBIS PODE AJUDAR A AUMENTAR LIBIDO; ENTENDA

 

Nutricionista revela o queijo mais proteico e leve para perder peso

 

Reduz o colesterol e controla os níveis de açúcar no sangue”, afirma. Para tornar o seu mingau o melhor possível, Lee sugeriu prepará-lo com leite devido ao seu teor de cálcio, fósforo, vitamina D e proteínas.

 

“Adicionar frutas frescas, como bananas ou frutas vermelhas, é uma ótima maneira de começar a consumir cinco frutas por dia e adicionar antioxidantes saudáveis, vitaminas, minerais e fibras. Nozes e sementes, quando adicionadas ao mingau, fornecem gorduras ômega-3 insaturadas saudáveis, bem como vitaminas B e E, zinco, magnésio e mais fibras”, diz.

 

QUAL É O MENOS SAUDÁVEL?

 

Receita de mingau de aveia saudável

Foto:Reprodução

 

A especialista afirma que os cereais matinais mais prejudiciais à saúde são os carregados de açúcar e gordura, com alto teor calórico. A Fundação Britânica do Coração identificou granola com chocolate como a opção de cereal menos saudável.

 

Uma porção de 50g de granola com chocolate contém 227 calorias e 6,8g de gordura saturada. Mas adicione 125ml de leite integral e terá mais 81 calorias e 4,6 g de gordura. No total, 308 calorias e 11,8g de gordura saturada.

 

“Isso significa que uma tigela de granola de chocolate equivale a metade da ingestão diária total de gordura saturada de uma criança, bem como à ingestão total recomendada de açúcar, aumentando o risco de obesidade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O chocolate só deve ser consumido em pequenas quantidades ocasionalmente como uma guloseima e definitivamente não é necessário em cereais matinais”, afirma Lee. 

 

Fonte:O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.