29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
23/05/2022

Mito ou verdade: vape é menos prejudicial à saúde do que cigarro?

Foto: Reprodução

O cigarro eletrônico, também chamado de vape, ganhou popularidade entre os jovens como uma alternativa menos nociva à saúde do que o cigarro convencional, partindo da premissa de que ele não queima tabaco para liberar nicotina.

 

Embora não possua muitas das substâncias tóxicas do tabaco, o vape tem grande concentração de nicotina – uma substância altamente viciante – e libera outros componentes.

 

“O dispositivo tem um depósito onde é colocado um líquido concentrado de nicotina, que é aquecido e inalado. Esse líquido possui um produto solvente e um químico de sabor. Ou seja, não temos dúvidas de que o cigarro eletrônico faz mal”, afirma o oncologista Carlos Gil Ferreira, presidente do Instituto Oncoclínicas.

 

Veja também

 

Estudo encontra níveis altos de toxina em cigarro eletrônico com sabor

 

Bancário de 30 anos tem pulmão perfurado por uso de cigarro eletrônico

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os cigarros eletrônicos podem causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.

 

Inalar vapores quentes também pode causar danos para a boca e a garganta. Outro problema é que, por não haver regulamentação para o uso de cigarros eletrônicos no Brasil, é impossível atestar a procedência e a padronização dos líquidos usados no dispositivo.

 

QUÍMICAS PARA O SABOR

 

Um estudo realizado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, descobriu que os fabricantes de cigarros eletrônicos estão usando níveis excedentes de substâncias que dão a sensação de mentolado nos produtos.

 

Os cientistas encontraram níveis das toxinas WS-3 e WS-23 acima dos considerados seguros pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no fluido. “Os fabricantes de cigarros eletrônicos estão ‘voando às cegas’ ao adicionar esses produtos químicos”, disseram os autores do estudo.

 

ADESÃO ENTRE JOVENS

 

Um a cada cinco jovens com idade entre 18 e 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil, segundo dados do estudo Covitel, do Ministério da Saúde.

 

“Doenças causadas pelo cigarro eletrônico têm surgido precocemente, ceifando vidas, a maioria de jovens”, afirma o cirurgião oncologista Florentino Cardoso, titular do Conselho Federal de Medicina e diretor-executivo médico do Hospital Care, em Campinas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A doença respiratória subaguda severa é a mais comum, especialmente entre os jovens. Os principais sintomas são dificuldade para respirar, tosse e dor torácica. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.