04 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
15/08/2022

Monkeypox: Queiroga não pretende decretar emergência de saúde pública

Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (15/8) que não pretende atender o pedido do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) devido à varíola dos macacos.

 

Em coletiva realizada na sede da pasta, o cardiologista argumentou que “neste momento, não há os requisitos para decretar Espin”. Queiroga também ressaltou que existem critérios a serem observados para a publicação do decreto que reconhece a emergência sanitária, como pressão na rede de saúde pública.

 

“Até agora eu não recebi uma solicitação da área técnica para que considerasse ou não a edição de uma portaria. Aí eu pergunto: vamos supor que eu reconhecesse, o que iria mudar?”, questionou o ministro.

 

Veja também

 

Fachin cita a Lei Eleitoral e barra pronunciamento de Queiroga em cadeia de rádio e TV

 

Fachin nega pedido de Queiroga para realizar pronunciamento em período eleitoral

 

“Não se pode decretar uma Espin porque se tem a possibilidade de comprar uma vacina que ainda não existe, nem para contratar funcionários, nem pra fazer contratação sem licitação”, continuou. “Querem Espin pra isso? Não”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Por fim, Queiroga também afirmou que é possível decretar emergência de saúde pública de importância regional para locais mais afetados pela doença, mas que até o momento a alternativa não foi discutida em São Paulo, por exemplo, estado que concentra a maior parte dos casos.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.