Uso de policiais militares e civis gerou indignação e houve até momento de agressão na comunidade
O major PM Júlio Gonçalves, que o comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e o delegado Raul Neto, titular da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), estão sendo denunciados pelo uso de policiais na campanha eleitoral do prefeito Augusto Ferraz (União), candidato a reeleição no município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus.
As denúncias se comprovam através dos vídeos em que estas duas autoridades policiais aparecem intimidando apoiadores do candidato a prefeito Alain Cruz e do vereador Eudes da Drogaria, ambos do PP.
O uso das forças policiais para intimidar e que gerou uma agressão contra alguns moradores de uma comunidade situada no quilômetro 6 da rodovia Manoel Urbano aconteceu no último final de semana, quando lá se encontrava o vereador Eudes em defesa dos apoiadores.
Veja também
Um delegado, um major e vários policiais
civis e militares são denunciados pelos moradores
Um dos moradores, que se sentiu agredido física e moralmente, dentro da comunidade onde reside há muitos anos e afirma que desfruta de total respeito de todas as pessoas, também fala em um vídeo sobre a violência que sofreu “de policiais que eram para proteger e defender e não para atacar os cidadãos e impedi-los de exercerem os seus direitos.
Pelo uso de força policial em sua campanha eleitoral no município de Iranduba, o prefeito Augusto Ferraz, pode inclusive responder por abuso de autoridade e ter seu registro de candidatura à reeleição cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Um dos moradores chora ao denunciar
e relatar a humilhação que passou
De outra forma policiais civis e militares são proibidos de participar de quaisquer atividades político-partidárias, do apoio a candidaturas eletivas ou de reuniões partidárias durante o horário de trabalho. Essa conduta é vedada a agentes públicos a fim de resguardar a igualdade de oportunidades entre os candidatos.
O candidato a prefeito Alain Cruz, que foi informado da represália e perseguição aos moradores que o apoiam na comunidade onde o fato ocorreu, declarou seu repúdio e indignação ao abuso de poder político e uso de policiais civis e militares, como atitude de intimidação aos seus colaboradores na campanha para a Prefeitura de Iranduba.
Vereador Eudes da Drogaria estava presente e saiu em
defesa dos moradores diante da hostilidade dos
policiais (Fotos: Divulgação)
Em um vídeo divulgado nas redes sociais o Alain Cruz faz um apelo à juíza de Iranduba, à Polícia Federal, às Corregedorias das Polícias Civil e Militar e também ao Ministério Público Federal para que tomem as providências no objetivo de garantir uma Eleição imparcial e justa naquele município.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
VEJA VÍDEOS: