01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
21/09/2022

Moraes e chefes da Polícia Civil discutem como fiscalizar armas de CACs nas eleições

Foto: Reprodução

Presidente do TSE se reuniu na terça (20) em Brasília com representantes do Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou nesta terça-feira (20) de uma reunião com o Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil e discutiu como fiscalizar armas no período eleitoral, incluindo as dos chamados CACs (caçadores, atiradores e colecionadores).

 

Dados dos institutos Igarapé e Sou da Paz, obtidos com o Exército por meio da Lei de Acesso à Informação e divulgados com exclusividade pelo g1, mostram que o número de armas registradas por CACs triplicou nos últimos três anos, chegando a 1 milhão.

 

O TSE já proibiu o porte de armas nas seções eleitorais.

 

Veja também

 

Policiais pedem a Alexandre fechamento de centros de tiro na eleição

 

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes se reúne com chefes da Polícia Civil

Conforme Alexandre de Moraes, portar arma no local de votação vai ser enquadrado como crime eleitoral e porte ilegal de arma.

 

A REUNIÃO EM BRASÍLIA  


No encontro desta terça-feira, ficou "claro" para os participantes que é preciso ter um canal de troca de informações "rápido" entre as polícias e a Justiça Eleitoral.

 

A ideia é que haja a indicação, por parte do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, de cinco membros (um por região do país) para o Núcleo de Inteligência.

 

O TSE e as polícias civis estão elaborando planos e estratégias para a fiscalização do porte de armas e de celulares, proibidos no dia da eleição, e há preocupação com a segurança de eleitores, dos candidatos, dos juízes e promotores eleitorais e mesários.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Moraes tem focado esforços no combate às fake news e à violência contra eleitores e candidatos. Na semana passada, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança durante o primeiro turno em 561 localidades de 11 estados. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.