NOTÍCIAS
Política
Moraes e Vorcaro: veja o que pode acontecer no STF após relatório da Polícia Federal
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom da Agência Brasil e Carlos Moura do STF

Caberá ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, decidir quais vão ser os próximos passos

A divulgação de um relatório da Polícia Federal com mensagens atribuídas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e ao ministro Alexandre de Moraes abriu uma nova frente de tensão dentro do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento reúne diálogos, registros de encontros e outros elementos que apontam para uma relação próxima entre os dois, incluindo pedidos de Vorcaro relacionados às investigações que atingiam o Banco Master.

 

O relatório foi produzido por determinação do ministro André Mendonça, relator do caso no STF, e teve o sigilo retirado. Entre as mensagens recuperadas, Vorcaro teria procurado Moraes para tratar de uma possível operação da Polícia Federal e chegou a perguntar se o ministro poderia "sensibilizar" o diretor-geral da corporação. A perícia, porém, recuperou principalmente mensagens enviadas por Vorcaro, sem acesso ao conteúdo das eventuais respostas de Moraes.

 

Agora, um dos principais caminhos é levar o caso para análise do plenário do Supremo. Mendonça sinalizou que pretende liberar o relatório para que os demais ministros avaliem os novos elementos. A Procuradoria-Geral da República também entrou no caso e defendeu a nulidade do relatório produzido a partir da determinação de Mendonça, alegando que o ministro teria ultrapassado suas atribuições na condução da apuração.

 

Veja também

 

Após caso Nikolas e Vorcaro, Carlos Bolsonaro critica ''direita permissiva''

 

Deputado Ricardo Abrão é alvo da Polícia Federal por suspeita de compra de votos no Rio

 

Outra possibilidade é que o plenário discuta se existem elementos suficientes para uma investigação formal envolvendo Moraes. O conteúdo das mensagens provocou questionamentos sobre eventual interferência em investigações e sobre a relação entre o ministro e o empresário, mas a existência dos diálogos, por si só, não comprova a prática de crime. Qualquer responsabilização dependeria de uma apuração específica e da análise das circunstâncias em que os contatos ocorreram.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

O caso também pode gerar consequências institucionais e políticas fora do Supremo. O presidente da Corte, Edson Fachin, afirmou que pretende adotar as medidas necessárias para preservar a integridade do tribunal, enquanto parlamentares da oposição voltaram a defender medidas contra Moraes, incluindo pedidos de impeachment no Senado. Por enquanto, o principal desdobramento esperado é a análise do relatório pelo plenário do STF, que terá de decidir os próximos passos diante da crise provocada pelas revelações. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.