26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
07/12/2019

Moro lamenta morte de índios em atentado e diz avaliar envio da Força Nacional ao Maranhão

Foto: Divulgação

Ministro da Justiça, Sergio Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, lamentou neste sábado (7) a morte de dois índios Guajajara em um atentado a tiros no Maranhão. Moro disse que avalia a possiblidade de enviar uma equipe da Força Nacional à região onde o crime aconteceu, e que é foco de tensão entre indígenas e madeireiros.

 

"Lamento o atentado, ocorrido hoje no Maranhão, que terminou com dois índios guajajaras mortos e outros feridos. Assim que soube dos tiros, a Funai foi até a aldeia tomar providências, junto com as autoridades do governo do Maranhão", disse Moro na postagem.

 

"A Polícia Federal já enviou uma equipe ao local e irá investigar o crime e a sua motivação. Vamos avaliar a viabilidade do envio de equipe da Força Nacional à região. Nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares", completou o ministro.

 

Veja também
 
Lula se anima e dança com a namorada em visita a quilombo em Paraty
 
Cúpula do PSL quer Joice Hasselman na liderança do partido na Câmara

 

O atentado aconteceu na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, localizado a 506 km de São Luís. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

Morreram no ataque os indígenas Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara. Outros dois índios ficaram feridos e foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Jenipapo dos Vieiras. Eles estão sob proteção policial e não tiveram os nomes informados.

 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um indígena que testemunhou o crime contou que as vítimas foram surpreendidas por um carro de cor branca, de onde os tiros foram disparados.

 

Índios Guajajara bloquearam a BR-226 em protesto contra as mortes. 

 

O atentado deste sábado ocorre um mês após o assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara, também durante uma emboscada, na Terra Indígena Araribóia, na região de Bom Jesus das Selvas no Maranhão.

 

O conflito também causou a morte do madeireiro Márcio Greykue Moreira Pereira e deixou ferido o primo de Paulo Guajajara, Laércio Guajajara.

 

Paulo Paulino Guajajara era membro dos "Guardiões da Floresta", um grupo de índios que vigia, protege e denuncia madeireiros com o intuito de proteger a natureza.

 

Os conflitos entre madeireiros e indígenas já haviam sido denunciados às autoridades, e as ameaças aumentaram após a apreensão de veículos utilizados na extração ilegal de madeiras em terras indígenas no Maranhão.

 

De acordo com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), de 2016 a 2019, 13 indígenas foram mortos em decorrência do conflito com madeireiros no Maranhão. O assessor jurídico e membro da SMDH, Antônio Pedrosa, afirmou que nenhuma das pessoas envolvidas nos casos foi identificado ou levado a julgamento.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.