NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Morte de bezerros por raiva acende alerta em Presidente Figueiredo
Foto: Reprodução

Equipes da Adaf atuam na propriedade com medidas emergenciais, incluindo notificação ao produtor e obrigatoriedade de vacinação

O município de Presidente Figueiredo registrou um novo foco de raiva em animais de produção, após a morte de dois bezerros com sintomas suspeitos na zona rural do município. A confirmação preocupa produtores da região e acende um alerta econômico, já que a doença afeta diretamente a cadeia pecuária local — uma das bases da economia rural do município, situado a 117 quilômetros de Manaus.

 

A notificação foi feita pelo proprietário da fazenda no dia 26 de novembro. Amostras coletadas pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) foram analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-RCP), que confirmou a presença do vírus da raiva.

 

Desde então, equipes do escritório local da Adaf atuam na propriedade com medidas emergenciais, incluindo notificação ao produtor e obrigatoriedade de vacinação de todos os bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos. A agência reforça que a imunização dos rebanhos não apenas controla o foco, mas também evita perdas econômicas mais graves — como mortalidade em larga escala e suspensão de movimentação ou venda de animais.

 

Veja também 

 

Barco Hospital inicia atendimentos de saúde em Caapiranga, de 5 a 10 de dezembro

 

Caminhão-baú despenca de rampa e motorista é socorrido por populares no porto do município de Maués, interior do Amazonas

Segundo a médica veterinária Larissa Carvalho, que coordena o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, a vacinação emergencial será realizada em um raio de até 12 quilômetros do local. A ação preventiva abrange dezenas de propriedades rurais, impactando custos operacionais, logística e rotina de manejo dos produtores.

 

Caso de raiva em bezerro reacende alerta sanitário no Paraná – O Presente  Rural

Foto: Reprodução

 

A raiva, embora relativamente rara, tem alto potencial de prejuízo econômico. A morte de animais, aliada ao risco de disseminação da doença, pode comprometer a produtividade, encarecer a reposição de rebanhos e gerar insegurança sanitária — fator que influencia diretamente o mercado local.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A  Adaf também orienta que qualquer caso suspeito seja comunicado imediatamente, reforçando que a rapidez na notificação é essencial para evitar impactos maiores na pecuária da região. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.