NOTÍCIAS
Plantão Policial
Mortes de jovens durante abordagens policiais motivam protesto contra a impunidade em frente ao Fórum Henoch Reis, em Manaus
Foto: Divulgação

Familiares de jovens mortos em intervenções da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal realizaram a manifestação de protesto no início desta semana

Familiares de três jovens mortos durante ações de agentes de segurança realizaram uma manifestação em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, na Zona Sul de Manaus, denunciando o que classificam como abordagens policiais abusivas, marcadas por violência e uso desproporcional da força.

 

Com faixas, cartazes e pedidos de Justiça, participaram do protesto parentes de Carlos André de Almeida Cardoso, de 19 anos, Bruno Girão e João Paulo. Os três morreram em ocorrências distintas envolvendo intervenções de policiais militares e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

O caso mais recente é o de Carlos André, morto a tiros durante uma abordagem no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus. O principal acusado é o sargento da Polícia Militar Belmiro Wellington Costa Xavier, que responde pelo caso e foi colocado em liberdade recentemente, decisão que provocou revolta entre os familiares da vítima.

 

Veja também

 

IMAGEM FORTE! Justiça do Amazonas decreta prisão preventiva de policiais militares investigados pela morte de jovem no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus

 

Justiça do Amazonas concede liberdade provisória ao sargento PM suspeito de matar jovem a tiro no bairro da Alvorada, Zona Oeste de Manaus

 Cartaz cobra justiça e denuncia a permanência na ativa de policial

acusado no caso, que continua exercendo a função e recebendo

salário pago com recursos públicos

 

Segundo os familiares, a manifestação ocorreu de forma pacífica e teve como principal objetivo chamar a atenção das autoridades do Poder Judiciário para que os casos sejam julgados e haja responsabilização dos agentes envolvidos nas abordagens que terminaram com a morte dos três jovens.

 

Ainda de acordo com as famílias, que afirmam permanecer abaladas pela perda dos filhos, há um sentimento de indignação com a demora na tramitação dos processos. Nos três casos, eles reclamam da morosidade da Justiça, destacando que, passados vários meses das ocorrências, os acusados seguem sem condenação.

 

Os parentes também afirmam que a maior revolta é ver os agentes apontados como responsáveis pelas mortes continuarem exercendo normalmente suas funções, como se, segundo eles, nada tivesse acontecido.

 

 

 Família do jovem morto a tiros no bairro Alvorada afirma que o

crime foi cometido com requintes de covardia

(Fotos: Divulgação)

 

As mães de Carlos André, Bruno Girão e João Paulo afirmaram que não permitirão que as mortes dos filhos caiam no esquecimento e garantiram que continuarão cobrando justiça.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

Durante a manifestação, elas reafirmaram que os três jovens não eram criminosos e nunca tiveram passagem pela polícia. Segundo as famílias, a luta só será encerrada quando os agentes de segurança apontados como responsáveis pelos casos forem julgados, condenados e presos, conforme determina a lei, caso seja comprovada a responsabilidade penal de cada um.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.