05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
01/04/2024

Mortes por dengue na cidade de São Paulo aumentaram 73% em uma semana

Foto: Reprodução

Capital paulista atingiu 33 mortes por dengue nesta segunda-feira (1°/4); são mais de 108 mil casos confirmados na cidade, segundo o governo

A cidade de São Paulo atingiu 33 mortes por dengue nesta segunda-feira (1°/4), segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde — um aumento de 73% em relação ao total de vítimas registradas até 23 de março, quando havia 19 óbitos na capital paulista. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, o município soma 108.158 casos confirmados da doença até o momento. No entanto, o painel de monitoramento do governo estadual ainda aponta 19 mortes.

 

Há duas semanas, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) assinou o decreto de estado de emergência para dengue, em decorrência do avanço da doença. Atualmente, a taxa de incidência na cidade é de 944 casos para cada 100 mil habitantes — a partir de 300 é considerada epidemia.

 

Na quarta-feira (27/3), o Ministério da Saúde havia anunciado a ampliação da estratégia de combate à dengue com a inclusão de mais 165 municípios contemplados com doses da vacina, incluindo a cidade de São Paulo. De acordo com o ministério, a previsão é que nesta semana as doses comecem a ser utilizadas, a depender do processo de logística de cada localidade. Ainda não há informação sobre o início da vacinação na capital.

 

Veja também 

 

Entenda o que é o transtorno do espectro autista

 

Bactérias que causam meningite voltam a se disseminar nos EUA, que registra pior ano em quase uma década

Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente aparecem de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado. As manifestações clínicas incluem:

 

Febre alta: a temperatura corporal pode atingir valores significativamente elevados, geralmente acompanhada de calafrios e sudorese intensa;


Dor de cabeça intensa: a dor é geralmente localizada na região frontal, podendo se estender para os olhos;


Dores musculares e nas articulações: sensação de desconforto e dor, muitas vezes referida como “quebra ossos”;


Náuseas e vômitos: podem ocorrer, contribuindo para a desidratação;


Manchas vermelhas na pele: conhecidas como petéquias, essas manchas podem aparecer em diferentes partes do corpo;


Fadiga: uma sensação geral de fraqueza e cansaço persistente.

 

Casos de dengue em São Paulo sobem 40% em uma semana - 18/03/2024 -  Equilíbrio e Saúde - Folha

 

Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da dengue - MetrópolesNo geral, a dengue apresenta quatro sorotipos. Isso significa que uma única pessoa pode ser infectada por cada um desses micro-organismos e gerar imunidade permanente para cada um deles.


Os primeiros sinais, geralmente, não são específicos. Eles surgem cerca de três dias após a picada do mosquito e podem incluir: febre alta, que geralmente dura de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, náuseas e vômitos Guid.

 

No período de diminuição ou desaparecimento da febre, a maioria dos casos evolui para a recuperação e cura da doença. No entanto, alguns pacientes podem apresentar sintomas mais graves, que incluem hemorragia e podem levar à morte.

 

Estado de SP registra 154 mortes por dengue e mais de 357 mil casos da  doença em 2024 | São Paulo | G1

 Fotos: Reprodução

 

Nos quadros graves, os sintomas são: vômitos persistentes, dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdômen é tocado, perda de sensibilidade e movimentos, urina com sangue, sangramento de mucosas, tontura e queda de pressão, aumento do fígado e dos glóbulos vermelhos ou hemácias no sangue Piotr Marcinski.

 

Nestes casos, os sintomas resultam em choque, que acontece quando um volume crítico de plasma sanguíneo é perdido. Os sinais desse estado são pele pegajosa, pulso rápido e fraco, agitação e diminuição da pressão Image Source/ Getty ImagesAlguns pacientes podem ainda apresentar manifestações neurológicas, como convulsões e irritabilidade. O choque tem duração curta, e pode levar ao óbito entre 12 e 24 horas, ou à recuperação rápida, após terapia antichoque apropriada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Com maior incidência no verão, tem como principais sintomas: dores no corpo e febre alta. Considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, a doença pode levar o paciente à morte.

 

Fonte: Folha

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.