União de Maricá será a primeira a entrar na avenida
O Carnaval de 2027 já tem a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo do Rio. O sorteio organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que definiu a entrada de cada agremiação na Marquês de Sapucaí, ocorreu na noite desta quinta-feira (16).
Em clima de festa, juntou sambistas e representantes das escolas, na Cidade do Samba, na região portuária da capital. Tudo acompanhado de muita música com shows do cantor e compositor Dudu Nobre e do grupo Os Puxadores do Samba, composto por intérpretes das escolas.
O público se animou ainda com a apresentação especial da Viradouro, campeã de 2026, com o tema Mestre Ciça. A escola levou para o evento o troféu conquistado pela vermelho e branco, de Niterói.
Veja também

Feijoada no Pátio aposta na tradição e anuncia programação especial para 2026
Conforme o regulamento do Grupo Especial, três escolas já entraram no sorteio com posições definidas. A União de Maricá, que foi campeã da Série Ouro em 2026 e, por isso, ganhou o direito de integrar a chamada elite do carnaval do Rio, vai abrir os desfiles no domingo, 7 de fevereiro; a Mocidade Independente de Padre Miguel, que foi a penúltima classificada, ficando em 11º lugar em 2026 será primeira a entrar na avenida na noite de segunda (8) e a Portela, que ficou em 10º vai iniciar os desfiles na terça-feira (9).
“As demais agremiações foram organizadas em trincas, definidas em plenária com os presidentes das escolas, e participaram do sorteio que definiu a sequência completa das apresentações na Sapucaí”, informou a Liesa).
De acordo com o sorteio, a Beija-Flor, vice-campeã deste ano, será a segunda a desfilar na noite de domingo. A azul e branco de Nilópolis vai homenagear a pajé marajoara, ambientalista e escritora, Zeneida Lima, com o enredo Zeneida: o sopro do pó de louro.
O encerramento das apresentações será com a Mangueira, a última a entrar na avenida na noite de terça-feira. A verde e rosa escolheu o enredo Oyá por nós, uma homenagem à orixá Oyá, também chamada de Iansã e vai levar para a avenida a ancestralidade afro religiosa e a força da divindade associada aos ventos, às tempestades e às poderosas energias de transformação, segundo a agremiação.
ORDEM DOS DESFILES:
Domingo, 7 de fevereiro
1 – União de Maricá
2 – Beija-Flor
3 – Paraíso do Tuiuti
4 – Vila Isabel
Segunda-feira, 8 de fevereiro
1 – Mocidade
2 – Unidos da Tijuca
3 – Salgueiro
4 – Imperatriz Leopoldinense
Terça-feira, 09 de fevereiro
1 – Portela
2 – Viradouro
3 – Grande Rio
4 – Mangueira
MIRINS
Também na noite desta quinta-feira, a Liesa promoveu o sorteio da ordem de desfiles das escolas de samba mirins, que, pela primeira vez, foi em conjunto com as grandes agremiações. Para a Liesa, a iniciativa ressaltou a importância da formação de novas gerações para o futuro do samba.
“O momento deu visibilidade às agremiações que representam a base do carnaval e ajudam a manter viva a tradição carnavalesca”, diz a nota.
As escolas mirins do Rio Carnaval 2027 vão se apresentar nos dias 23, 24 e 30 de janeiro, com três escolas por noite. No dia 12 de fevereiro, 12 agremiações encerram a programação dedicada às novas promessas das escolas.
ORDEM DOS DESFILES:
Sábado, 23 de janeiro
1 – Golfinhos do Rio de Janeiro
2 – Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy
3 – Corações Unidos do CIEP
Domingo, 24 de janeiro
1 – Inocentes da Caprichosos
2 – Miúda da Cabuçu
3 – Império do Futuro
Sábado, 30 de janeiro
1 – Petizes da Penha
2 – Nova Geração do Estácio
3 – Infantes do Lins
Sexta-feira, 12 de fevereiro
1 – Maricá do Futuro
2 – Herdeiros da Vila
3 – Estrelinha da Mocidade
4 – Filhos da Águia
5 – Pimpolhos da Grande Rio
6 – Sonho do Beija-Flor
7 – Crias da Imperatriz
8 – Mangueira do Amanhã
9 – Tijuquinha do Borel
10 – Aprendizes do Salgueiro
11 – Virando Esperança
12 – Os Netinhos do Tuiuti
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
“Mantendo o caráter popular da celebração e reforçando o compromisso social da Liesa e do mundo do samba com a sociedade, o acesso foi garantido mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível”, informou a Liesa.