21 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
02/04/2024

Mulheres precisam de flexibilidade, suporte e saúde no trabalho

Foto: Reprodução

Ambiente de trabalho saudável, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento igualitárias são fatores importantes para a carreira das mulheres

Ao longo do desenvolvimento da sociedade, as mulheres enfrentaram e ainda enfrentam desafios no âmbito pessoal e profissional. Conciliar as funções do cotidiano já pode ser considerado uma batalha, ainda mais quando reconhecimento profissional e salário não são igualitários: em 2022, a diferença de remuneração entre homens e mulheres era de 22%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outro fator preocupante é a taxa de desemprego delas, que foi 53,3% maior que a deles, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2023.

 

“A luta feminina no ambiente de trabalho já é pauta há muitos anos. Não podemos afirmar que existe uma solução imediata, que afira uma série de questões culturais enraizadas em nossa sociedade, que, consequentemente se estendem ao mercado de trabalho”, comenta Wilma Dal Col, diretora de Gestão Estratégica de Pessoas no ManpowerGroup Brasil, empresa líder global em soluções de força de trabalho. Mas, o que de fato as empresas com um olhar atento podem fazer para amenizar os desafios das mulheres no mercado de trabalho e fortalecer a presença feminina?

 

O ManpowerGroup divulgou em 2022 um estudo que mergulhava nessas exatas questões, e trouxe diretrizes para apoiar empresas no fortalecimento feminino. Segundo o relatório What Women Want (at Work), 85% das trabalhadoras querem autonomia para escolher o que funciona melhor para elas, 80% querem gerentes e equipes que as apoiem, 70% querem oportunidades para desenvolver suas carreiras e 49% querem mais autonomia e flexibilidade.

 

Veja também 

 

Mulheres em início de carreira no setor de tecnologia: como podemos apoiar?

 

Quais os cuidados que a gestante deve ter antes e durante a gravidez?

 

“O mercado de trabalho tem trazido soluções diante da necessidade de equidade entre homens e mulheres, como salários iguais e mais representatividade. Mas deve-se olhar para além desses fatores. É necessário refletir também sobre o bem-estar dessas colaboradoras”, pontua.A economista Claudia Goldin, que ganhou o prêmio Nobel da Economia de 2023, estuda a desigualdade de gênero desde 1980 e afirma que as mulheres optam por vagas com mais flexibilidade, em consequência das demais atribuições - por exemplo, a maternidade.

 

 

Por isso, Wilma afirma que é essencial capacitar as lideranças com enfoque em trabalhar de forma equânime e legítima com as questões que envolvem o(s) papel(is) da mulher e sua contribuição no mundo corporativo, traçando perspectivas de mulheres em cargos de alta gestão, fornecendo capacitação e mentoria.

 

“É comum vermos profissionais lidando com jornadas duplas e encontrando significativas dificuldades em se recolocar no mercado. Por isso, é muito importante apoiar ações de desenvolvimento, oferecer com equidade benefícios, como planejamento familiar e licença maternidade, oportunidades de desenvolvimento e movimentação profissional sempre com atenção às questões relacionadas à saúde mental, por meio de uma cultura empresarial coerente quanto a valorização e engajamento dessas profissionais”, explica.

 

 Fotos: Reprodução

 

Em paralelo, a especialista recomenda que a empresa faça uma análise do cenário atual para entender quais ações podem ser implementadas, uma vez que a complementariedade que a mulher pode trazer na composição com os homens, em cargos de liderança ou não, provavelmente favorecerá o crescimento e o fortalecimento do negócio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Compreender com maior efetividade e equidade as colaboradoras, não só quantitativamente, mas em termos de perfil e objetivos profissionais, com certeza ajudará a compor um plano estratégico mais amplo e baseado na atual realidade do mundo corporativo, que reflete e absorve a realidade da sociedade. 

 

Fonte: Portal IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.