NOTÍCIAS
Geral
Município no Pará registra maior tremor de terra desde 1900
Foto: Reprodução/Instagram

Tremor de terra é registrado próximo ao município de Parauapebas, no Pará

Um tremor de terra de magnitude 4.3 na escala Richter foi registrado, durante a madrugada desta quinta-feira (3/4), no sudoeste do Pará, próximo ao município de Parauapebas. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o evento sísmico — o quarto do ano na região — é o maior já registrado na área desde quando se tem dados.

 

Em comunicado publicado no início da tarde, o Observatório Nacional (ON) informa que o abalo sísmico ocorreu às 4h02 (de acordo com o horário de Brasília) “e foi sentido pela população local”. O tremor, considerado pelo órgão como de “magnitude moderada”, foi captado por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que monitora a atividade sísmica no Brasil.

 

Em nota enviada ao Correio, a Prefeitura de Parauapebas informa que “até o momento, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) não recebeu nenhuma solicitação ou ocorrência relacionada ao tremor de terra registrado na madrugada”.

 

Veja também

 

Filho é acusado de estuprar e agredir a própria mãe na Fercal

 

Overclean: Polícia Federal apreende ''mesada'' de operador de esquema bilionário

 

Com base no catálogo do Centro de Sismologia da USP, que realizou análise dos dados registrados em conjunto com o ON, este foi o maior evento sísmico registrado próximo ao município de Parauapebas desde 1900 — ano em que o conjunto de registros começou a ser armazenado.

 

De acordo com o Observatório Nacional, este é o quarto tremor de terra registrado no Pará apenas neste ano, e o segundo ocorrido em Paraupebas — o primeiro, em 9 de janeiro, teve magnitude consideravelmente menor, 2.8. O mais forte do estado em 2025, até então, com 2.9 de magnitude, havia ocorrido em Tucurui no dia 28 de janeiro.

 

Conforme explica no comunicado o sismólogo Gilberto Leite, do ON, “tremores de terra nessa região são relativamente comuns, e geralmente apresentam magnitudes entre 2 e 3”. A magnitude do abalo desta quinta, portanto, é novidade.

 

A prefeitura do município também confirmou que, apesar de “pequenos abalos sísmicos” ocorrerem “com certa frequência” devido a características geológicas da região — e devido “ao fato de Parauapebas estar próxima à Falha de Carajás” —, “a maioria desses eventos é de baixa magnitude e imperceptível para a população”.

 

O governo reforça que, “em casos de tremores ou qualquer anormalidade que possa representar risco, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelos canais oficiais para que as devidas avaliações sejam realizadas”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“O atendimento está disponível 24 horas pelos seguintes contatos: na Central de Atendimento e Despacho (CAD): 190 ou pelo WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431.”

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.