21 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
15/01/2024

Museu do Ipiranga nunca foi palácio de Dom Pedro I; edifício foi construído em comemoração à Independência do Brasil

Foto: Celso Tavares

Museu do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, em imagem do dia 7 de setembro de 2022

Muitos visitantes que vão até o Museu do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, se impressionam com a arquitetura do edifício e a imponência de seus ambientes. Por isso, criou-se, no imaginário popular, a ideia de que a construção teria sido um palácio real, no qual teria vivido o monarca Dom Pedro I e até mesmo o filho dele, Dom Pedro II.

 

Mas isso não é verdade. Os imperadores do Brasil nunca moraram no museu. O especial “Mistérios de São Paulo”, do "Antena Paulista", detalha essa história.

 

“Essa é uma confusão frequente nos visitantes porque, afinal de contas, esse é o lugar de comemoração da Independência do nosso país, mas ele (o imperador) na verdade morava no Rio de Janeiro. Dom Pedro I faleceu na década de 1830 e esse prédio foi construído na década de 1880, mais de 50 anos depois”, conta Paulo Garcez Marins, historiador e curador no Museu do Ipiranga.

 

Veja também

 

Mito ou verdade: é perigoso dormir com o celular carregando?

 

Nasa se inspira na SpaceX, de Elon Musk, para lidar com incidentes em sua campanha para voltar à lua

 

Há versões da mesma lenda urbana que colocam Dom Pedro II como o suposto morador do edifício, mas isso também não procede.

 

“Dom Pedro II também morava no Rio, no Palácio da Quinta da Boa Vista. E, no verão, ele subia com a família para o Palácio de Petrópolis, que era uma residência privada dele”, explica o historiador.

 

Uma das curiosidades do museu é que ele começou a ser construído na época do Império, mas só foi finalizado no período da República.

 

A construção ocorreu entre 1885 e 1890, sendo o primeiro grande prédio de tijolos de São Paulo. A inauguração oficial foi no dia 7 de setembro de 1895 e, desde o princípio, o museu foi pensado dessa maneira, como um monumento à Independência.

 

A localização não é o ponto exato do grito do Ipiranga, mas no alto da colina que havia ali há séculos, com o objetivo de torná-lo visível de longe por quem passa na região.

 

Apesar de não ter servido como moradia real, o lugar sempre foi muito procurado e milhões de pessoas já passaram por ali ao longo de sua história.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

“Nós somos um lugar de memória da Independência, da própria família imperial e, sobretudo, da sociedade brasileira”, pontua Paulo Garcez Marins.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.