26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
16/07/2021

Na Alemanha, brasileiros passam noite com vizinhos no telhado após inundação

Foto: Reprodução

Antes e depois do restaurante onde Lucas Spader trabalha, que foi afetado por forte chuva que atingiu a Alemanha

 A trágica enchente que atingiu a Alemanha entre quinta-feira e madrugada de sexta provocou enormes perdas materiais para os brasileiros Marcela Amandio, Lucas Spader e a filha deles, Olivia, de 7 anos.

 

Moradores do primeiro andar de um sobrado na cidade de Bad Neuenahr Ahrweiler, eles tiveram seu imóvel atingido pela água rapidamente, chegando até a cintura enquanto Marcela ainda tentava salvar os documentos e itens mais importantes. Por fim, até mesmo o apartamento da vizinha no segundo piso foi inundado, obrigando todos a virarem a noite no telhado, envoltos por cobertores molhados que não adiantavam quase nada para afastar o frio. Uma vaquinha online para ajudar a reconstruir o lar arrecadou mais de R$ 10 mil.

 

— Vivi o terror — descreveu Lucas. — Primeira vez que senti medo de verdade na vida.

 

Veja também

 

Família é resgatada de enxurrada após ficar presa em carro nos EUA. VEJA VÍDEO


Trump avisou a general que protesto que levou à invasão do Capitólio seria 'selvagem'

 

Lucas, que mora na Alemanha há um ano e até então nunca tinha visto algo semelhante naquela região, relatou que foi por volta das 23h que a chuva ficou realmente séria. Naquele momento, ele trabalhava no restaurante que fica em frente a seu prédio, onde estavam sua mulher e filha. O rapaz notou que havia algo estranho quando houve um tumulto dentro do local e ele acabou se assustando com o que viu do lado de fora.

 

— Saí correndo. Minha esposa estava acordada. Me deu a chave do carro, e eu tentei achar um lugar alto para deixá-lo, mas não havia, então deixei em um estacionamento e voltei correndo pra minha casa.

 

Marcela disse que, num primeiro momento, ambas já estavam dormindo enquanto caía a chuva, mas ela acordou por volta das 22h ao escutar a vizinha bater na porta para então pedir que guardasse o carro num local seguro e levasse seus pertences essenciais para o andar de cima.

 

— Foi tudo muito rápido. Os vizinhos pegaram minha filha, levaram para cima. Quando a gente viu já estava entrando água em casa. Eu saí de casa, e a água estava na cintura. Tentei pegar o máximo de coisas que consegui. Eu até caí e cortei o pé, mas tudo bem. A gente foi para cima, e a água não parava de subir. Por intercessão de Deus, a gente conseguiu subir no telhado pelo cano da calha, e ele não quebrou. Foi uma força sobrenatural — afirmou Marcela.

 

Mortos em chuvas na Europa passam de 120, e líderes advertem para efeito da  mudança climática - Jornal O Globo

 

Foi durante essa tentativa de salvar os materiais mais importantes que Lucas chegou em casa, invadida pela chuva. Conforme eles se abrigaram na casa da vizinha, perceberam que a água não parava de subir e não viram alternativa a não ser buscar refúgio no telhado.

 

— Consegui salvar poucos eletrodomésticos e documentos, então subimos para o apartamento da vizinha de cima. Só que a água estava subindo e quase chegando no apartamento dela, onde estávamos. A nossa chance era subir no telhado. Então subimos pela tubulação da calha de água. Foi a minha vizinha, depois o namorado. Minha filha estava dormindo. Quando acordei, ela estava com medo. Não queria sair de casa, chorando muito. Depois consegui subir a minha filha (para o telhado). Depois a minha esposa. E, por último, eu subi — relatou Lucas. — Conseguimos algumas cobertas, mas estavam molhadas. Passamos muito frio na madrugada.

 

Durante inundações na Alemanha, família brasileira passa a noite com  vizinhos no telhado: 'Vivi o terror' - Jornal O Globo

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Pelas conversas com antigos moradores da cidade, Lucas soube que a área foi atingida por uma enchente em 2016, mas algo com consequências tão graves não era visto desde 1910.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.