15 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
18/01/2024

Nenhum ronco é inofensivo, avisa especialista. Entenda riscos à saúde

Foto: Reprodução

O sintoma não deve ser desprezado pois pode acarretar em problemas piores. Mudanças de hábitos, muitas vezes, conseguem resolvê-lo

O ronco não prejudica só os parceiros do dorminhoco. Roncar é um alerta de que algo não está bem na saúde e, mesmo em níveis sutis, não deve ser um sintoma desconsiderado.


O especialista em sono Colin Sullivan deu uma entrevista ao site australiano Salon sobre os riscos de roncar. Sullivan é um dos inventores da máquina de CPAP, uma máscara que facilita a respiração pelo nariz, diminuindo os riscos causados pela apneia.


A apneia é o nível mais grave de ronco, quando o indivíduo passa por frequentes interrupções da respiração por mais de 10 segundos. O problema costuma aparecer dez anos depois do início dos roncos. “Qualquer pessoa que ronca, mais ou menos, irá sofrer de apneia”, explica Sullivan.

 

Veja também 

 

Prefeitura oferta serviços de saúde a moradores do Puraquequara no 'Manaus Mais Cidadã'

 

Câncer: mortes pela doença caem, mas há um porém

 

O especialista acrescenta que pessoas com apneia correm maior risco de apresentarem hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais, além de problemas de saúde mental.

 

O QUE É O RONCO?

 

O ronco ocorre quando há bloqueios das vias respiratórias durante o sono. Em um nível profundo de sono, os músculos do céu da boca, da língua e da garganta relaxam. Em pessoas que roncam, esses músculos relaxam demais, impedindo a respiração correta e levando à obstrução das vias.

 

Em alguns casos, a própria estrutura do corpo ou a posição em que se dorme favorecem a obstrução das vias respiratórias. “Muitas vezes pacientes têm hipertrofia de amígdalas ou de adenoides, que podem levar a problemas como o ronco, por isso é sempre importante se consultar para investigar possíveis causas”, explica o otorrinolaringologista André Freire Kobayashi, da Clínica Dolci, em São Paulo.

 

TRATAMENTOS

 

Quando a origem do ronco é um problema nas vias respiratórias, as cirurgias corretivas podem resolver. Na maioria dos quadros, porém, apenas a adoção de hábitos saudáveis melhora a apneia, pois ela costuma estar associada ao sobrepeso e ao excesso de gordura abdominal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em quadros moderados ou acentuados de apneia, o tratamento pode passar pelo uso de máquinas de CPAP (gerador de pressão positiva contínua na via aérea, em inglês), que facilitam a respiração pelo nariz. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.