02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
27/02/2024

Nevoeiro cerebral da Covid longa é causado por hemorragias, diz estudo

Foto: Reprodução

Metade das pessoas com Covid longa relatam declínio cognitivo. Estudo sugere que mini hemorragias no cérebro podem explicar o quadro

Cerca de 10% das pessoas que tiveram Covid-19 desde o início da pandemia, em 2020, experimentaram a Covid longa, quando os sintomas da doença duram mais de 12 semanas. Entre eles, mais da metade tiveram o cérebro afetado pela doença, relatando problemas de memória e um declínio da capacidade cognitiva que ficou conhecida como nevoeiro cerebral.

 

Apesar da grande quantidade de pessoas com o quadro, até agora a ciência ainda não sabia o que causava a doença. Um estudo publicado quinta-feira (22/2) na revista Nature Neuroscience propõe uma hipótese.


Os pesquisadores irlandeses descobriram que em algumas pessoas a Covid-19 levou à destruição de microvasos sanguíneos no cérebro, o que gerou hemorragias quase imperceptíveis, debilitando a saúde do órgão e, consequentemente, a memória. Em alguns casos, as perdas foram irreversíveis.

 

Veja também

 

Informe epidemiológico da Prefeitura de Manaus atualiza números de casos de arboviroses

 

Moura Tapajóz promove ação de conscientização para prevenção de LER/Dort

“É a primeira vez que se consegue comparar o cérebro de pessoas com Covid longa que tiveram e ou não sintomas de declínio cognitivo e mostrar como a névoa cerebral se associou às pequenas hemorragias”, explica o neurologista Matthew Campbell, um dos autores da pesquisa, em comunicado à imprensa.

 

O estudo foi feito com 76 pacientes que estiveram internados ainda na primeira onda da Covid-19, em abril 2020. Os indivíduos tinham cerca de 44 anos e tiveram sintomas de Covid longa como falta de ar, fadiga e tosse prolongadas.

 

A pesquisa indicou que as pessoas que mais relataram nevoeiro cerebral foram os pacientes com idade mais avançada (média de 53,7 anos). O grupo também precisou de suplementos de oxigênio quando internados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Para Campbell, a descoberta pode ajudar a encontrar tratamentos possíveis para a sensação de esquecimento pós-Covid, mas ainda não há uma resposta sobre como ela poderá ser combatida. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.