27 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
02/12/2023

Nicarágua acusa donos do Miss Universo no país de conspiração e traição

Foto: Reprodução

Nicaraguense Sheynnis Palacios venceu o concurso em meados de novembro; vice-presidente acusa oposição de se aproveitar da vitória

A polícia da Nicarágua acusou na sexta-feira a dona da franquia Miss Universo no país, seu marido e filho de “traição ao país”, “conspiração” e outros crimes. As acusações foram anunciadas duas semanas depois da nicaraguense Sheynnis Palacios ter vencido o concurso.


"Em 2018, os senhores Karen Celebertti, (seu marido) Martín Argüello Leiva e (seu filho) Bernardo Martín Argüello Celebertti, proprietários da franquia Miss Nicarágua [...], participaram ativamente nas redes e nas ruas, nas ações terroristas de a fracassada tentativa de golpe, orquestrada por agências internacionais e missões estrangeiras", afirmou a polícia num comunicado divulgado nos meios de comunicação oficiais.

 

Eles "permaneceram em comunicação com expoentes da traição ao país, preparando-se para utilizar as suas franquias, plataformas e espaços [...] numa conspiração que tem funcionado orquestrada para transformar as disputas em armadilhas e emboscadas políticas, financiadas por agentes estrangeiro", acrescenta o comunicado.

 

Veja também

 

Presídio na Espanha mistura homens e mulheres para 'preparar reinserção' e oferece curso de 'desconstrução da masculinidade

 

 Hezbollah assume ataque a Israel após fim de trégua

“Tudo o que foi dito acima está nos registros telefônicos e tecnológicos encontrados em poder dos referidos personagens”, acrescentou a polícia.

 

Na quinta-feira, a polícia disse ter devolvido aos familiares da Miss Universo algumas malas com fantasias que, segundo meios de comunicação da oposição no exílio, foram levadas após a operação na casa de Celebertti na semana passada. A mídia afirmou que Argüello foi detido e mantido incomunicável, assim como seu filho, o que não foi confirmado pelo governo.

 

“As pessoas detidas e fugitivas devem cumprir penas conforme especificado pelas leis da Nicarágua”, disse a polícia sem dar detalhes.

 

Tanto o governo como a oposição no exílio elogiaram a vitória de Palacios. A vice-presidente Rosario Murillo, esposa do presidente Daniel Ortega, acusou a oposição poucos dias depois, no entanto, de "que procurar transformar um belo e merecido momento de orgulho e celebração em golpismo destrutivo".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagra

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


A vitória de Palacios levou a grandes celebrações dos nicaragüenses nas ruas, o que não acontecia desde que manifestações foram proibidas em 2018. Os protestos antigovernamentais daquele ano deixaram mais de 300 mortos após confrontos entre opositores e apoiadores pró-governo, segundo a ONU.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.