Nenhum treinador gringo conseguiu vencer Brasileirão ou Libertadores por times diferentes. Português estreia contra o Vitória nesta quarta-feira
Campeão do Brasileirão e da Libertadores em 2024 pelo Botafogo, o português Artur Jorge estreia pelo Cruzeiro nesta quarta-feira, às 20h, contra o Vitória, no Mineirão, em busca de um feito inédito entre os técnicos estrangeiros no Brasil. Até hoje, nenhum treinador de fora do país conseguiu levantar um título nacional ou continental por dois clubes diferentes.
Antes dele, apenas outros três comandantes gringos conquistaram o Campeonato Brasileiro, todos por um único time: o argentino Carlos Volante, campeão com o Bahia em 1959, e os portugueses Jorge Jesus, com o Flamengo em 2019, e Abel Ferreira, com o Palmeiras em 2022 e 2023. Já na Libertadores, apenas os três de Portugal conseguiram o título.
Além disso, Artur Jorge será o primeiro treinador campeão brasileiro e da Libertadores no mesmo ano, contando a partir de 2019, a assumir uma nova equipe no Brasil. Jorge Jesus e Filipe Luís conseguiram o feito pelo Flamengo, mas deixaram o rubro-negro logo no início da temporada seguinte e ainda não voltaram para um novo time.
Veja também
.jpeg)
Flamengo registra um dos maiores superávits da história e divulga balanço financeiro de 2025
Tabela da Copa do Mundo 2026: veja grupos e calendário de jogos
Artur Jorge, por sua vez, deixou o Botafogo em alta após os títulos, ainda no fim de 2024, e acertou com o Al-Rayyan, do Catar — por lá, foram 22 vitórias, seis empates e 14 derrotas em 42 jogos, e um aproveitamento de 57,1%. Com isso, a última imagem de Artur Jorge no Brasil foi a de campeão nacional e da América, e agora ele retorna ao país com altas expectativas de tentar repetir o sucesso por uma outra equipe, o Cruzeiro.
Assim como o alvinegro em 2024, o clube mineiro é uma SAF com altos investimentos na temporada. O Cruzeiro desembolsou 27 milhões de euros (cerca de R$ 176 milhões) pela compra de Gerson, do Zenit, da Rússia, que havia se tornado a maior contratação da história do futebol brasileiro — depois foi ultrapassado pelo retorno de Lucas Paquetá ao Flamengo por 42 milhões de euros (R$ 260 milhões).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
No entanto, o desafio não será fácil para Artur Jorge. O time mineiro é o lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas quatro pontos em oito rodadas e nenhuma vitória até aqui.