03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
05/06/2023

No Dia Internacional da Luta Contra a Pesca Ilegal, ADS destaca programas do setor pesqueiro alinhadas ao desenvolvimento sustentável

Foto: Divulgação/ADS

Programas estão em sintonia ao desenvolvimento sustentável e econômico da pesca legalizada

Para garantir a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade da pesca, nesta segunda-feira (05/06), comemora-se o Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada. O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), destaca programas do setor pesqueiro desenvolvidos pela Agência relacionados a temática, como a subvenção aos pescadores e manejadores de pirarucu, peixe no prato solidário, além da comercialização de pescado legalizado nas Feiras de Produtos Regionais.

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2017, o dia Internacional da Luta Contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada, no dia 5 de junho. A pesca ilegal pode ocorrer em diversas modalidades, como o desrespeito ao período de defeso, a captura de peixes num tamanho insuficiente e a prática em áreas indígenas ou protegidas, o que prejudica comunidades tradicionais e o meio ambiente, ameaçando diversas espécies de extinção.

 

“A ADS, dentro dos seus programas e políticas para o setor pesqueiro, destaca que a subvenção aos pescadores e manejadores do pirarucu é uma importante ferramenta de apoio à pesca legalizada deste importante recurso pesqueiro, reconhecendo o papel do pescador manejador do pirarucu para a manutenção da espécie, em seu ambiente natural, de forma sustentável.", destacou Aprígio Mota, engenheiro de pesca da ADS, e Pós-doutor em Biologia de água doce e pesca interior.

 

Veja também

 

Junho Violeta: Governo do Amazonas inicia expansão de serviços de proteção aos idosos pela zona norte de Manaus

 

'Manaus Mais Cidadã' realiza mais de 13 mil atendimentos na Zona Oeste neste sábado

 

PROGRAMAS

  

O Governo do Amazonas tem investido nas subvenções econômicas e incentiva as atividades pesqueiras de forma legalizada, para isso desenvolveu programas em concordância ao desenvolvimento sustentável no Amazonas e em acordo com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para promover o crescimento sustentável global.

 

SUBVENÇÃO DO PIRARUCU

  

O Programa de Subvenção Econômica dos Pescadores do Pirarucu Manejado foi idealizado pelo Governo do Estado, por meio da ADS, com o objetivo de incentivar a atividade de forma sustentável, dada a importância econômica, social, ambiental e cultural da cadeia produtiva da espécie. O programa é previsto pela Lei nº 2.611, de 4 de julho de 2000, e regulamentado pelo decreto n ° 41.829, de 21 de janeiro de 2020, com a finalidade de conceder a subvenção econômica aos pescadores em regime de manejo sustentável do Pirarucu (Arapaima Gigas).

 

 

PEIXE NO PRATO

 

O peixe no prato solidário beneficia a população, incentivando o consumo de pescado com origem e procedência, tendo boas práticas de manejo na piscicultura e controle sanitário, oferecendo à população um peixe saudável e com valor nutricional completo.

 

FEIRAS DE PRODUTOS REGIONAIS

 

Os pescados, que são comercializados nas Feiras de Produtos Regionais da ADS, são oriundos de manejadores e piscicultores do estado que executam boas práticas de manejo e que são legalmente autorizados pelos órgãos competentes. 

 

Fotos: Divulgação/ADS

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.