NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
Nobel de Medicina 2025 premia pesquisas sobre células que controlam o sistema imunológico
Foto: Reprodução

Três cientistas estudaram mecanismo que impede o sistema imunológico de atacar o próprio corpo

 A  Assembleia Nobel do Instituto Karolinska concedeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2025 a Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi “por suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica”. Os nomes, dois americanos e um japonês, foram anunciados na manhã desta segunda-feira (6).

 

O trio identificou os “guardiões” do sistema imunológico, conhecidos como células T reguladoras, e lançou as bases para um novo campo de pesquisa sobre o controle da resposta imune.

 

Essas descobertas abriram caminho para o desenvolvimento de tratamentos inovadores contra doenças autoimunes, para terapias mais eficazes contra o câncer e para estratégias que possam reduzir complicações em transplantes de células-tronco. Pelas regras da premiação, os três cientistas dividirão o valor total de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).

 

Veja também 

 

Satélites da Starlink caem todos os dias; Problema deve piorar ainda mais

 

Satélites da Starlink caem todos os dias ,e isso deve piorar; entenda

O prêmio reconhece avanços fundamentais sobre como o corpo humano mantém o sistema imunológico sob controle — capaz de combater uma infinidade de microrganismos sem, ao mesmo tempo, atacar o próprio organismo.

 

Durante o anúncio, Marie Wahren-Herlenius, professora de Reumatologia Experimental do Instituto Karolinska, explicou que o sistema imunológico é exposto constantemente a vírus, bactérias e outros microrganismos, e depende das células T para nos defender. “As células T possuem bilhões de receptores diferentes, capazes de reconhecer praticamente qualquer tipo de organismo. Sem elas, não sobreviveríamos”, afirmou a pesquisadora.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Entretanto, algumas dessas células podem reagir de forma inadequada, reconhecendo proteínas do próprio corpo — fenômeno conhecido como autoimunidade, que dá origem a doenças como diabetes tipo 1 e artrite reumatoide. As descobertas deles foram decisivas para a nossa compreensão de como o sistema imunológico funciona e por que nem todos nós desenvolvemos doenças autoimunes graves”, afirmou Olle Kämpe, presidente do Comitê do Nobel.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.