A nova pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira, 24 de setembro, apresenta um cenário diferente de alguns dos levantamentos mais recentes sobre a disputa pelo Governo do Amazonas.
Omar Aziz (PSD) aparece na liderança, com 32% das intenções de voto.
Na sequência vêm Maria Enxofre do Carmo (PL), com 21%, Roberto Cidade, com 20%, e David Almeida (Avante), com 11%.
Veja também

Pesquisas presidenciais de setembro mostram disputa acirrada entre Lula e Flávio Bolsonaro
A diferença entre Omar e a segunda colocada é, portanto, de 11 pontos percentuais.
O levantamento chama atenção principalmente porque amplia a distância entre o primeiro colocado e seus adversários justamente na reta final da campanha.
PODERDATA CONTRASTA COM A PROJETA
Os números são diferentes dos apresentados pela pesquisa Projeta, divulgada na segunda-feira, 21.
Na Projeta, Omar Aziz apareceu com 25,80%, enquanto Roberto Cidade registrou 24,36%. Maria do Carmo ficou com 15,82%, e David Almeida, com 15,41%.
Naquele levantamento, portanto, Omar e Cidade estavam tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 1,79 ponto percentual.
Agora, no PoderData, o desenho é outro: Omar aparece numericamente mais distante dos demais, enquanto Maria e Cidade estão separados por apenas um ponto.
PESQUISAS MOSTRAM RETRATOS DIFERENTES
A comparação entre os levantamentos reforça uma característica desta eleição amazonense: diferentes institutos vêm apresentando diferenças importantes na distribuição das intenções de voto.
Na pesquisa Pontual divulgada anteriormente, por exemplo, Omar tinha 26,6% e Cidade, 25,3%, também em situação de empate técnico.
Já na rodada anterior da Quaest, divulgada em 25 de agosto, Omar aparecia com 26%, Cidade com 18%, Maria Enxofre do Carmo com 16% e David Almeida com 15%.
Isso não significa necessariamente que alguma pesquisa esteja errada. Os levantamentos utilizam amostras, períodos de campo e metodologias que podem produzir resultados diferentes. Pesquisa eleitoral é um retrato do eleitorado no período em que as entrevistas são realizadas, e não uma previsão do resultado das urnas.
RETA FINAL
Com a eleição marcada para 4 de outubro, faltam apenas dez dias para o primeiro turno.
Por isso, cada nova rodada ganha peso na leitura da campanha.
O PoderData coloca Omar Aziz numericamente na frente, mas deixa uma disputa apertada logo atrás: Maria Enxofre do Carmo tem 21% e Roberto Cidade, 20%.
A diferença entre os dois é de apenas um ponto percentual.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
David Almeida aparece mais distante nesse levantamento, com 11%.