25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
27/07/2022

Nove dias após Bolsonaro atacar urnas em fala a embaixadores, Lira diz confiar no sistema eleitoral

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Arthur Lira, discursa durante convenção do PP na Câmara

Nove dias após o presidente Jair Bolsonaro ter reunido embaixadores no Palácio da Alvorada para atacar as urnas eletrônicas, o processo eleitoral e ministros do Supremo Tribunal, o presidente da Câmara, Arthur Lira, quebrou o silêncio sobre o episódio.

 

Sem mencionar o encontro com os embaixadores, Lira disse — em discurso durante a convenção do PP que aprovou a coligação com o PL e o apoio à reeleição do presidente — confiar no sistema eleitoral e defender a democracia e eleições transparentes. Aliado de Bolsonaro, ele não manifestado desde então sobre as declarações do presidente.

 

"Nesses últimos dias — eu não queria aproveitar o momento, formal e festivo, para fazer qualquer tipo de justificativa pública ou privada —, mas eu queria só deixar um recado bem claro, óbvio. E quem me conhece de maneira transparente e reluzente, como a gente diz no Nordeste, a Câmara dos Deputados fala quando é necessário falar. Não quando querem obrigá-la a falar. Eu dei mais de 20 mensagens mundo afora e no Brasil de que sempre fui a favor da democracia e de eleições transparentes e confio no sistema eleitoral", disse Lira.

 

Veja também

 

Lira: 'Câmara fala quando é necessário, não quando querem obrigá-la'

 

Após criticar Lira, Lula diz que não interfere na eleição da Câmara

 

Ele ainda complementou: "Não precisa qualquer movimento público ou político fazer com que isso se apresente de maneira sempre necessária. Instituições no Brasil são fortes, perenes e não são e nunca serão redes sociais. Não podemos banalizar as palavras das autoridades no Brasil. Não farão isso com a Câmara enquanto eu for presidente", declarou.

 

Na saída da convenção do PP, o ministro-chefe da Casa Civil e presidente licenciado do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI), disse acreditar que as urnas eletrônicas são confiáveis, mas que o sistema precisa de aperfeiçoamento.

 

"Acredito [nas urnas], só não acho que elas são infalíveis. Isso aí eu sempre disse. Não há nada que não possa ser aperfeiçoado. Mas eu acredito totalmente", afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Sem citar as declarações de Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas, Ciro Nogueira também afirmou que espera que o Tribunal Superior Eleitoral seja sensível à "transparência" e "aperfeiçoamento" do sistema eleitoral. "Quanto mais transparência e aperfeiçoamento, melhor", afirmou o ministro. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.