29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
18/03/2023

Nove presos suspeitos de comandar ataques no Rio Grande do Norte são transferidos para presídios federais

Foto: Reprodução

Nove presos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte suspeitos de comandar ataques criminosos registrados desde o dia 14 de março no estado foram transferidos para o presídios federais na noite desta última sexta-feira (17).

 

Segundo o governo do estado, a transferência ocorreu em resposta aos atentados recentes. Os nove presos estavam no Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, e poderão ficar custodiados em qualquer uma das cinco unidades federais espalhadas pelo país - uma delas fica em Mossoró, no Oeste potiguar.

 

"Os custodiados são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte", informou o governo em nota, neste sábado (18).Com a transferência, chegou a 10 o número de custodiados do Rio Grande do Norte incluídos nas penitenciárias federais desde o início da crise no estado. A primeira transferência ocorreu na terça-feira (14).

 

Veja também 

 

Inquérito das fake news completa 4 anos tentando conciliar lei e liberdade de expressão

 

CNJ decide investigar desembargador por suspeita de venda de sentenças ao tráfico

A Polícia Civil do RN também apontou que comandos seriam dados de presídios localizados em outros estados do Nordeste, como a Paraíba e BahiaAs transferências foram realizadas a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do governo local e autorizadas pelo Juiz da Vara de Execução Penal.


No sistema federal, segundo o governo, os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório.

 

CRIMES


Um policial penal do Rio Grande do Norte foi morto a tiros em um atentado realizado por criminosos na noite de sexta-feira (17) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Carlos Eduardo Nazário, de 49 anos, foi socorrido e levado em uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

 

O crime ocorreu em meio à escalada de ataques criminosos a prédios públicos, comércios e veículos registrados desde a última terça-feira (14). Pelo menos 45 cidades já registraram ataques. Na noite desta sexta-feira (17), a polícia também registrou tiroteios em Natal.

 

OUTRAS MORTES


O governo ainda não divulgou um balanço com o número de mortos desde o início dos atentados no Rio Grande do Norte. No entanto, a polícia civil confirmou que o assassinato de um comerciante na noite de terça-feira (14), na Zona Oeste de Natal, tem relação com os ataques. Um suspeito foi preso.

 

Na terça-feira (14), um suspeito morreu em confronto com policiais. Outro também morreu em troca de tiros com a polícia nesta sexta-feira (17), durante cumprimento de mandados em uma operação contra integrantes da facção criminosa apontada como responsável pelos ataques.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, 103 pessoas foram presas até às 6h30 deste sábado (18). 29 armas de fogo, 87 artefatos explosivos e 23 galões de galões de gasolina também foram apreendidos desde a terça (14).

 

TIROTEIOS E ATENTADOS 

 

Foto: Reprodução


Pelo menos três tiroteios entre policiais e criminosos foram registrados na noite de sexta-feira (17). Um deles aconteceu na Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte de Natal às demais regiões administrativas da cidade.

 

O outro confronto ocorreu no bairro Mãe Luiza. Segundo a polícia, militares foram ao local prender um homem com seis mandados de prisão aberto, após receberem informações sobre a localização dele. Durante a prisão, suspeitos jogaram pedras e pelo menos um atirou contra a polícia, que revidou aos tiros. Não há informação sobre feridos em ambos os casos.

 

A Polícia Militar também confirmou que houve disparo de armas de fogo após um ataque com um princípio de incêndio criminoso em uma oficina no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste da capital potiguar. O caso aconteceu por volta das 22h30.Bombeiros apagaram as chamas e policiais trocaram tiros com suspeitos durante as buscas em um terreno próximo, de onde os autores do ataque teriam jogado um coquetel molotov. Ninguém foi preso.

 

Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos foram presos após incendiarem um antigo depósito com materiais inflamáveis na prefeitura de Ceará-Mirim, na Grande Natal, na noite de sexta-feira (17). Uma arma de fogo também foi apreendida na ação. Os suspeitos foram encaminhados para Delegacia de Plantão da Polícia Civil.

 

Em Natal, criminosos com armas em punho expulsaram moradores e incendiaram três casas no bairro Igapó, na madrugada deste sábado (18). Um vizinho que tentou ajudar as vítimas a apagar as chamas foi hospitalizado após inalar fumaça.

 

REFORÇO NA SEGURANÇA 


Nesta sexta-feira (17), o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, chegou a Natal e informou que o estado recebeu o reforço de 300 agentes de segurança, e mais 200 policiais rodoviários federais devem ser integrados.

 

O estado também recebeu 32 policiais militares do Ceará, e vai receber outros 30 da Paraíba, que vão atuar no combate aos ataques criminosos que já atingiram pelo menos 45 cidades potiguares.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Também na sexta-feira (17), o governo do Pará anunciou o envio de 60 militares das tropas especializadas da Polícia Militar ao Rio Grande do Norte, para reforço da segurança no estado.

 

Fonte: G1
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.