29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
01/03/2021

Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra em março

Foto: Reprodução

Conforme as informações, a rocha espacial denominada 231937 (2001 FO32) estará a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra

Um asteroide com mais de um quilômetro de diâmetro passará bem próximo da Terra no dia 21 de março. Apesar de ser classificado como “potencialmente perigoso” pela NASA, é improvável que ele atinja o planeta.

 

Conforme as informações, a rocha espacial denominada 231937 (2001 FO32) estará a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra. Uma distância cinco vezes mais longe do que a Lua.

 

Veja também

 

4 mil universos virtuais podem solucionar mistério do Big Bang

 

Queda de meteoro de magnitude elevada é vista. VEJA VÍDEO

 

Asteroide é duas vezes mais alto que o edifício Burj Khalifa em Dubai.

 

Esse é o segundo “asteroide potencialmente perigoso” a se aproximar da Terra este ano. Sua largura é comparável ao tamanho da Ponte Rio-Niterói no Rio de Janeiro, além de ser duas vezes mais alto do que o Burj Khalifa, o maior edifício do mundo em Dubai.

 

O SpaceReference.org descreveu que, baseado no brilho e na forma como a luz reflete nela, a rocha pode ter até 1,714 quilômetros de diâmetro. Apesar de ser 97% maior do que os corpos rochosos, ele ainda é pequeno em comparação a “grandes asteroides”.

 

A NASA classifica o exemplar como “potencialmente perigoso” porque ele poderá atingir o planeta em algum momento no futuro. Contudo, a agência espacial usa essa categoria para qualquer rocha espacial que se aproxime a cerca de 7,5 milhões de quilômetros da Terra.

 

Asteroide 231937 em comparação ao Monte Everest.

Fotos: Reprodução

 

Origem do 231937 (2001 FO32)


O asteroide 231937 (2001 FO32) foi descoberto por telescópios do Lincoln Laboratory do MIT em 23 de março de 2001. Financiado pela Força Aérea dos EUA e pela NASA, desde então o programa acompanha as atividades do corpo rochoso.

 

Com isso, os pesquisadores conseguiram prever mais quatro aproximações da mesma rocha espacial nas próximas décadas. Assim, o exemplar só deve passar “raspando” novamente na Terra em 22 de março de 2052.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Para mais, a tendência é que a rocha fique mais distante do planeta a cada aproximação. Segundo a NASA, a possibilidade de um asteroide colidir com a Terra é de 0,2% até 2185.

 

Fonte: Tecmundo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.