26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
12/05/2022

Novo ministro de Minas e Energia entrega a Guedes pedido de estudo sobre privatização da Petrobras

Foto: Reprodução

Pedido inclui estatal do pré-sal e ocorre em meio a críticas ao governo devido aos fortes aumentos nos preços dos combustíveis promovidos pela Petrobras.

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou nesta quinta-feira (12) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um pedido para que sejam feitos estudos tendo em vista a privatização da Petrobras e da PPSA, a estatal do pré-sal.

 

Trata-se do primeiro ato de Sachsida após assumir o ministério no lugar do almirante Bento Albuquerque.

 

A troca no comando da pasta de Minas e energia, e o pedido de estudo visando a privatização da Petrobras, ocorrem num momento em que o presidente Jair Bolsonaro, que tentará a reeleição neste ano, sofre críticas devido aos seguidos aumentos nos preços dos combustíveis promovidos pela estatal.

 

Veja também 

 

Guedes defende redução no IPI e diz que imposto é 'contra a indústria brasileira'

 

Procuradoria-Geral Eleitoral dá dez dias para Paulo Guedes explicar redução do IPI que prejudicam a Zona Franca de Manaus

Entretanto, assim como a troca no comando do ministério - ou da presidência da Petrobras - o pedido do ministro para que sejam feitos estudos visando a privatização da estatal não deve ter efeito sobre o preço dos combustíveis, que têm encarecido devido a variações na cotação do dólar e no preço do petróleo no mercado internacional.

 

Além de análise pelo governo, a privatização da Petrobras só poderia ocorrer após autorização do Congresso.

 

"Aqui está o meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia: a solicitação formal para que se iniciem os estudos que visam o começo do processo de desestatização da PPSA e da Petrobras. Espero que no período mais rápido de tempo possível nós tenhamos essa resolução pronta", afirmou Sachsida ao lado de Guedes, em Brasília.

 

Guedes respondeu que vai encaminhar o pedido ainda nesta quinta para o Programa de Parcerias de Investimento (PPI), órgão que avalia a privatização ou concessão de empresas e projetos do governo e que é presidido pelo ministro da Economia.

 

"Isso deve ser feito hoje mesmo e nós vamos dar sequência aos estudos para a PPSA e, depois, então, o caso da Petrobras", disse Guedes.

 

DESEJO ANTIGO 


A privatização da PPSA e da Petrobras é um desejo antigo do ministro Paulo Guedes, ex-chefe de Sachsida. Porém, enfrentava resistência dentro do Ministério de Minas e Energia, antes chefiado por Bento Albuquerque.

 

A notícia de início dos estudos para privatização surgem em meio à escalada do preço dos combustíveis e ao consequente desgaste político sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

Sachsida afirmou que a privatização da Petrobras "é a libertação do povo brasileiro contra os monopólios". Entretanto, não há garantia de que a desestatização da empresa levará a queda nos preços dos combustíveis no Brasil.

 

Diretamente, os dois ministros não afirmaram que a privatização é uma solução para os preços, mas já defenderam tal solução em outras ocasiões.

 

Além disso, o processo de privatização seria uma solução de longo prazo para a questão. A privatização da PPSA e da Petrobras é praticamente impossível neste ano, devido aos trâmites burocráticos e às eleições.

 

Os dois ministros não apontaram o que seria feito para solucionar a alta recente nos preços dos combustíveis.

 

TRÂMITE 


As decisões sobre privatização são feitas no âmbito do PPI, que, primeiro, estuda se é necessário e viável a privatização. Se a resposta for positiva, o caso é levado para análise do conselho do PPI, que vota por recomendar ou não ao presidente da República a privatização da estatal.

 

O presidente, então, assina decreto que inclui a empresa no Programa Nacional de Desestatização (PND). É quando se dá, de fato, o início dos trâmites para privatização.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No caso de algumas empresas, por força de lei, é necessário ainda aprovar um projeto de lei no Congresso para que só então a privatização se concretize. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.